2 de julho de 2007

Quem serão nossos candidatos?

Os comedores de cheesburger inventaram prêmios para cirurgias plásticas. Por categorias. O SOPA DE TAMANCO já sente vontade de votar num dos juízes do certame, embora ele seja juiz do certame.

Felizmente eles, claro, vão exibir parte do concurso na web e na TV.

Dia impossível de lilases

Um dia ou um dilema*? Estréia hoje a Sopa de Sumário:

Médicos são suspeitos de terror na Escócia.

Blindado da PM do Rio tomba em avenida durante teste.

Mulher morre atropelada pelo próprio carro no RS.

Cabeça de cadáver é roubada de cemitério em SC.

Menina de 8 anos carregava na mochila armas de bandidos.

Casal rouba cabelo de evangélica.

Eliana cantou "Vai tomar no cu" em público.

Trombada de avião e urubu faz piloto ficar cego.

Presidente da Infraero diz que malha aérea foi pro espaço.

Caray.

*Armando Freitas Filho

Plantón periódico

Fontes da inteligência - a imprensa deveria então dizer "cérebros", confere? - oropéia dizem que Chávez está dando passaporte pra rapaziada do Hezbollah.

Equívoco, propaganda ou...

Hmmm.

TRÊS NOTÍCIAS SOBRE PAULO FRANCIS. OU: CONHECER GENTE FAMOSA É UMA DESGRAÇA ( DE QUEBRA, O VEREDITO SOBRE UM LIVRO QUE NEM SAIU AINDA)



Conhecer gente famosa é uma desgraça. Conviver com um ídolo é pior ainda.
Por dois motivos. Primeiro: por medo de falar uma grande tolice diante do guru, a gente se cobre de constrangimento quando conversa com ele. O encontro pode ser o mais banal, o mais trivial possível. Mas a gente termina medindo cada frase. Fiz o cúmulo: cheguei a me refugiar uma vez numa sala lateral de uma redação, para não envenenar à toa a convivência com o guru. Mas ele, esperto, foi até o meu esconderijo: "Você se escondendo!!!". Retribuí a gentileza com um riso amarelo.

Segundo motivo por que conhecer gente famosa é uma desgraça: a gente fica se policiando para não cometer, diante de amigos, estranhos ou desconhecidos, o pecado horroroso do "name-dropping" (a mania de ficar citando nomes célebres no meio de uma frase, para dar a ilusão de importância....).

Os dois motivos me impediram de escrever um texto na primeira pessoa sobre dez anos de contatos pessoais e profissionais, em redações no Rio, em Londres e em Nova York, com o meu ídolo, Paulo Francis. Fiz pelo menos três gravações com ele. As anotações sobre esta convivência estão feitas. Falta organizá-las.

Feitas as contas, resolvi quebrar o constrangimento. Não posso deixar que o medo do "name-dropping" me condene a guardar na gaveta as cenas que testemunhei ou as frases que ouvi. Pretendo, em breve, produzir um documento sobre Paulo Francis, a estrela máxima do jornalismo brasileiro das últimas décadas.

Quando o assunto é Paulo Francis, considero-me um grande devedor. Os maiores elogios que recebi na vida foram feitos por ele, repetidas vezes, na coluna Diário da Corte. Quem não gosta de ser elogiado que atire o primeiro Prozac. Fora das páginas de jornal, fui alvo de pelo menos uma demonstração de extrema generosidade que Francis praticou sem qualquer interesse.

Em nome dos teclados de São Gutemberg, prometo à minha dezena de leitores: os fãs, os órfãos, os detratores de Paulo Francis ganharão um presente que estou, aos poucos, garimpando. Que ninguém se assuste, porque não cairei na tentação de parir um tratado sobre o homem. Praticarei o exercício básico do jornalismo: publicarei o que vi e ouvi. Ponto. Reproduzirei diálogos entre Francis e grandes feras. Vai ser minha maneira de retribuir os presentes que ganhei. A retribuição virá em forma de livro. É projeto para 2008.

Por ora, pergunto: o que diabos vocês estão fazendo aí? Por que não saem voando para conseguir uma cópia de "O Afeto Que se Encerra" ? É um dos melhores livros de memórias já lançados no Brasil. Autor: Paulo Francis. Uma nova edição acaba de sair do forno da Editora Francis.
O Sopa de Tamanco fará, nos próximos dias, uma seleção de frases marcantes do livro, para animar os preguiçosos.

Além do relançamento de "O Afeto que se Encerra" , há outra boa notícia no arraial: Sônia Nolasco, viúva de Francis, resolveu publicar o romance inédito que ele não teve tempo de lançar.

Às favas com a objetividade jornalística: nem li. Mas já gostei.


( Aqui, a notícia:
http://www.bravonline.com.br/noticias.php?id=2487)

PERGUNTA FEITA AOS CÉUS



Os praticantes de nado sincronizado continuam soltos ?

Grandes frases avacalhadas

"Povo e senadores, não temais;
Não voeis; permanecei imóveis: a dívida da ambição está paga."

Brutus (Ato III, cena I de "Julius Caesar", de Quintanilham Shakespeare)

Títulos interativos

PSDB exige que Conselho de Ética julgue Renan (Noblat)

Renan exige que Conselho de Ética julgue PSDB

Conselho de PSDB exige que Renan julgue ética

Ética exige que Conselho julgue Renan de PSDB

Conselho de Ética exige que Renan julgue PSDB

Conselho de Renan exige que PSDB julgue ética

O importante é competir

Do presidente do nosso querido Brasil, via Reuters:

"'Então nós queremos competir com o crime organizado na certeza de que só vamos derrotá-lo na hora que conseguirmos levar benefícios para dentro desses lugares mais pobres do Brasil', completou o presidente."

Mas este governo que aí está ganhou do crime organizado faz tempo, não?

Literatos insuspeitos


- A Festa Literária Internacional de Parati não vai convidar a Sylvia Kristel?

TV Tamanco - Pitboys da Barra

Por que não me ufano daquele país

Se a diplomacia de retaliação do nosso querido Brasil é para valer, o pessoal que mora naquele grande bairro daquela nossa querida capital - São Paulo - deveria ler isto no "Asahi.com":

FUKUROI, Shizuoka Prefecture-- Fearful that they would be inviting crime to their neighborhood, residents blocked an attempt by a Japanese-Brazilian man to buy land on which to build a house.
The local regional legal affairs bureau said their actions constituted a "violation of human rights" and told the parties involved that if a similar situation occurred in the future they should handle it better.
In the end, the man was forced to purchase property elsewhere.

Sugestões construtivas - Cola Eletrônica Executiva

Do presidente mais macho do mundo:

"O real não está valorizado sobre o euro, por exemplo. O dólar está desvalorizado em relação a todas as moedas. Ninguém tem coragem de dizer porque [os EUA] são grande, mas há um déficit fiscal dos EUA."

Hmmm.

Sugerimos ao Cerimonial do Arraial um toque de alta tecnologia que, dando upgrade charmoso ao presidente do nosso querido Brasil, o fará falar menos besteira.

Ele poderia ter um desses pontos de agente secreto americano, que doravante chamaremos de fusilli people.

Com o devido macarrão parafuso instalado em uma de suas orelhas iluminadas, o presidente do nosso querido Brasil receberia cola em real time dos sábios Mangabeira do Abismo Unger, Samuel Johnson Pinheiro Guimarães e Marco Aurélio Sargento Garcia.

Seria uma conference-cola.

Trecho de discurso de Bush NA PÁGINA DA CASA BRANCA:

'Our job in Washington is to keep this expansion growing -- going, and to promote pro-growth policies that let Americans keep more of their hard-earned paychecks and aid us in reducing our fiscal deficit.'

Literatos insuspeitos

"O senador Roriz não compreendeu o sentido da "contribuição milionária de todos os erros".

Oswald de Andrade Gutierrez

Um MBA de oportunidades - Amigas federais


Bonecas para adultos - Orient Industry.

O QUE AS NUVENS ESTÃO DIZENDO



Cole o ouvido no chão, como se fosse índio. Disfarce, para não dar vexame no meio da rua. Faça de conta que tropeçou. Agora, apure ao máximo o sentido da audição. Assim. Você ouvirá um rumor claro e nítido transmitido por ondas sonoras que se espalham pelo chão. É o suspiro de tédio exalado pelo território do Brasil a cada impostura senatorial ou palaciana :"Ufa...."

Olhe para as nuvens. Tente decifrar o que elas estão dizendo. Veja ali : a confluência daquelas três nuvens forma,obviamente, uma palavra. Só um cego não vê: "Ufa...."

Agora, tente entender o sinal secreto enviado pela poça d´água na esquina de casa. O desenho formado pelas três folhas secas que boiam sobre a poça diz: "Ufa..."

Desde a manhã de hoje, leio em todos os lugares a palavra mágica :"Ufa"....

Dizem que o mero vôo de uma borboleta no outro lado do mundo pode deflagrar uma série incontrolável de acontecimentos em cadeia.

Há uma corrente invisível unindo os fatos. Basta prestar atenção.

O que me fez enxergar a palavra "ufa" no chão, nas nuvens, na poça d´água foi uma notícia lida no jornal.

O PDR ( Presidente da República, criemos logo outra sigla) teria chamado de "hipócritas" dois senadores bons de briga que estão peitando o presidente do Senado ( aquele que vive fazendo malabarismos com a máquina de calcular na mão).

"Hipócritas".

Ufa....




Grandes inventos brasileiros - O grampo metafísico

'Tanto o ministro Félix quanto Buzanelli respondem às críticas ao papel desempenhado pela Abin defendendo ampliação de sua estrutura. “A Abin para ser onisciente - ou seja, tudo saber - tem de ser onipresente - ou seja, tem de estar em todos os lugares”, defende Buzanelli. “Temos uma estrutura pequena para acompanharmos um país do tamanho do Brasil”, complementa o general Félix.'

Grandes questões questionáveis

- Em tempos de Festa Literária Internacional de Parati, nenhuma editora vai convidar o pai de Sirlei para ser laranja de livro instantâneo?

Por um Brasil mais argentino - Cristina Kirchner

Do G1, depois de matéria do "Clarín" de ontem:

'Primeira-dama argentina será candidata à presidência'
'A candidatura de Cristina Kirchner será anunciada no dia 19 de julho, em Buenos Aires.Caso vença as eleições, ela será a 1ª mulher eleita presidente pelo voto direto no país.'

Então o que nós queremos é uma prévia no nosso querido Brasil que determinará qual primeira-dama - se o título de presidente é para sempre, o de primeira-dama há de ser também - será a primeira Hillary Kirchner do nosso catolicismo silvícola-praiano.

Grandes questões questionáveis


- Bruna Surfistinha não vai à Festa Literária Internacional de Parati?

''SE EU VIVESSE NUM LUGAR BONITO, SÓ ESCREVERIA SOBRE MARGARIDAS CANTANTES OU CACHORRINHOS QUE TOCAM PIANO"



Alexandre Soares Silva, blogueiro campeão :

"Vi na tevê uma entrevista com um escritor que vive na beira de um lago muito bonito. E esse escritor só escreve sobre estupros, abortos e divórcios. Para pessoas como eu que vivem em lugares feios, isso é esquisito. Se eu vivesse num lugar bonito só escreveria sobre margaridas cantantes ou cachorrinhos que tocam piano.
Mas há pessoas que vivem em lugares inimaginavelmente bonitos, em casinhas caiadas de branco em cima de penhascos na Grécia, e andam o dia inteiro pensando em osteoporose e rancor. Certas pessoas estão acima da paisagem à volta delas, certas pessoas estão abaixo. Certas pessoas mesmo que vivessem no Paraíso andariam muito infelizes pensando nas ruas de Osasco e soltando catarradas no chão".

Aqui, o texto completo ( é só clicar no ícone
http://soaressilva.wunderblogs.com/)

COISAS DA ALTA CIVILIZAÇÃO : A ESCRITORA QUE SÓ TOMA BANHO UMA VEZ POR SEMANA ( SE FOR OBRIGADA)



Ivan Lessa:

Nossa (mais minha do que vossa, infelizmente) cronista acrescenta que, para ela, “três é demais”. E se abre com os leitores:”eu só tomo banho uma vez por semana. Às vezes, duas vezes por semana, se for absolutamente necessário e, com um pouquinho de sorte, fico uns dez dias sem banho. Brinco com cachorros imundos e não uso desodorante. Minha conta de gás é mínima.”

Aqui, o texto completo ( é só clicar no ícone
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/06/070611_ivanlessa_tp.shtml)

PÍLULAS DE VIDA DO DOUTOR SILVEIRA - 2



Os escritores e poetas brasileiros estão, todos, lendo menos e escrevendo mais.



Joel Silveira, datilografado por GMN

PÍLULAS DE VIDA DO DOUTOR SILVEIRA



Temos de reconhecer que, apesar de tudo, o Brasil nos oferece algumas compensações. Uma delas é a facilidade com que somos esquecidos, questão da noite para o dia. Para os patifes, então, é algo de uma extraordinária e confortável conveniência...

Joel Silveira, datilografado por GMN