4 de novembro de 2007

FESTIVAL OSCAR WILDE - 8

"O romance popular que o público chama sadio é sempre uma criação completamente doentia;e o que o público chama um romance doentio é sempre uma obra de arte bela e sadia"

FESTIVAL OSCAR WILDE - 7

"Há três espécies de déspota. Há o que tiraniza o corpo. Há o que tiraniza a alma. Há o que tiraniza o corpo e a alma. O primeiro chama-se Príncipe.O segundo chama-se Papa. O terceiro chama-se Povo"

FESTIVAL OSCAR WILDE - 6

"A solidariedade mais ampla é,naturalmente, a mais difícil: exige maior altruísmo. Qualquer um pode se sentir solidário na dor sofrida por um amigo, mas é preciso uma natureza muito superior - a natureza de um verdadeiro Individualista - para se sentir solidário no êxito alcançado por um amigo"

FESTIVAL OSCAR WILDE - 5

"É com o futuro que temos de tratar.Pois o passado é o que o homem não deveria ter sido. O presente é o que o homem não deve ser. O futuro é o que os artistas são"

FESTIVAL OSCAR WILDE - 4

"A Arte nunca deveria aspirar à popularidade, mas o público deve aspirar a se tornar artístico. Há nisso uma diferença muito ampla"

FESTIVAL OSCAR WILDE - 3

"Numa sociedade como a nossa, em que a propriedade confere distinção,posição social, honra, respeito, títulos e outras coisas agradáveis da mesma ordem, o homem, por natureza ambicioso, fez do acúmulo dessa propriedade seu objetivo, e perseguirá sempre esse acúmulo, exaustivo e tedioso, ainda que venha a obter bem mais do que precise, posso usar ou desfrutar. O homem irá se matar por excesso de trabalho com o fim de garantir a propriedade, o que não é de surpreender, diante das enormes vantagens que ela oferece. É de lamentar que a sociedade, construída nessas bases, force o homem a uma rotina que o impede de desenvolver livremente o nele há de maravilhoso, fascinante e agradável - rotina em que, de fato, perde o prazer verdadeiro e a alegria de viver"

FESTIVAL OSCAR WILDE - 2

"O Estado deve fazer o que é útil. O indivíduo deve fazer o que é belo. Como mencionei a palavra trabalho, não posso me furtar a dizer que há muito disparate no que se escreve e discute atualmente sobre a dignidade do trabalho braçal. Nada há de necessariamente digno nesse trabalho, em sua maior parte aviltante. É prejudicial ao homem, do ponto de vista mental e moral, realizar qualquer coisa em que não encontre prazer, e muitas das formas de trabalho são atividades completamente desprezíveis e assim devem ser encaradas"

FESTIVAL OSCAR WILDE - 1

"Há apenas uma classe que pensa mais em dinheiro do que os ricos - e é a dos pobres. Estes não podem pensar em mais nada. Aí está o infortúnio de ser pobre"


(Em "A Alma do Homem Sob o Socialismo")