15 de julho de 2007

Chega de realce

No nosso querido Brasil, cultura é quase sempre caso de polícia.

Donde que o próximo titular da pasta deveria ser Orlando Zaccone, o tira hare-krishna de Nova Iguaçu.

'O que parece ficção --a convivência pacífica entre facções rivais do crime no Rio-- começa a ocorrer em uma carceragem de delegacia da Baixada Fluminense graças ao cinema, à música, à literatura e à poesia.
'Nos últimos quatro meses, quinzenalmente, a cadeia da 52ª Delegacia de Polícia, em Nova Iguaçu, tem se transformado no "Cine Clube 52ª", em que documentários, filmes e curtas-metragens são exibidos, seguidos de palestras e shows ao vivo, para cerca de 300 detentos à espera de julgamento.
'Os presos integram, em sua maioria, duas facções inimigas de morte em todo o Estado: o CV (Comando Vermelho) e o TC (Terceiro Comando).
'Eles se espremem em dois galpões de 70 m2. Tráfico e assalto a mão armada são os crimes mais freqüentes que os levaram até ali. Não há registro de rebeliões ou confrontos na delegacia neste ano.
'Embora as exibições de filmes sejam separadas nos dois galpões, as diferenças entre rivais vêm diminuindo e, em alguns casos, há até aproximações por conta das atividades.
'Situada em Nova Iguaçu, onde há pouco mais de dois anos 29 pessoas foram assassinadas na maior chacina da história do Rio, a revolução no cárcere é fruto de parceria entre o delegado-titular, Orlando Zaccone, e artistas como o músico Marcelo Yuka, o rapper BNegão, Tico Santa Cruz (vocalista dos Detonautas), além da Companhia do Cinema Barato.
'O projeto, chamado de "Carceragem-Cidadã", não se restringe ao cinema e aos debates. Na delegacia também foi criada uma biblioteca com ao menos mil livros. Ali é editado um jornal feito pelos presos, "O Sol Quadrado Também Brilha!". '


Línqui.

Metafísica pan-americana

"Quem é vivo sempre desaparece."

Rafael Truman Capote, escritor e jogador de handebol

Grandes frases avacalhadas

"Todo esporte é fofoca."

Rafael Truman Capote, escritor e jogador de handebol

A última flor

Com a ascensão política de Clodovil Hernandez, é chegada a hora de rever o clichê que reza que políticos costuram apoios.

Está na 'Folha':

15/07/2007 - 10h37
Renan busca tempo para costurar apoios no Senado

Para poupar a imaginação dos redatores, mantém-se a metáfora costureira nas sugestões a seguir:

Renan busca tempo para bordar apoios no Senado

Renan busca tempo para cerzir apoios no Senado

Renan busca tempo para chulear apoios no Senado

Renan busca tempo para moldar apoios no Senado

Renan busca tempo para fazer a bainha de apoios no Senado

Da série 'Dízimo periódico'

Da coluna eletrônica de Kennedy Alencar:

'O Brasil e o Vaticano continuam a negociar um acordo diplomático que versa principalmente sobre assuntos de interesse econômico e administrativo da Igreja Católica no Brasil. Nos dois textos elaborados até agora, a proposta do Vaticano e uma contraproposta do Brasil, não há menção ao aborto.

'No atual estágio das negociações, que são confidenciais, a Santa Sé analisa a contraproposta brasileira. Ela é resposta ao texto enviado ao Brasil antes da visita do papa Bento 16, em maio passado.

'No documento original do Vaticano, houve pedido para o fim de eventual vínculo empregatício da igreja com padres e com os fiéis que prestam trabalho voluntário. Há muitos casos de padres que, após anos de sacerdócio, buscam na Justiça do Trabalho eventual indenização. O mesmo ocorreria com fiéis que, segundo o Vaticano, prestam trabalho voluntário e, por algum desentendimento ou dificuldade econômica, processam a igreja.'

Sou eurochupetinha, com muito orgulho

Os eurochupetinhas arrasaram os trânsfugas das Malvinas. É claro que os tangueiros estavam mais motivados em fazer gols contra (só no primeiro tempo foram quatro tentativas). Carlitos Tevez, o frankenstein de tiara, comprovou o que a gangue organizada do Corinthias já sabia: não joga nada mas entende de lavagem a seco. O bandeirinha uruguaio deve ter bebido algumas doses de uísque paraguaio e também contribuiu, anulando o único gol dos trânsfugas. A comemoração do terceiro gol foi em grande estilo. Daniel Alves beijou a tatuagem com o rosto da mulher. É claro que o urso (o comborço machadiano) estava fazendo o mesmo, naquele exato instante, só que pra valer, não de mentirinha. Ganhamos a copa, mas voltemos à realidade. Está na hora de Dunga pendurar as chuteiras e chupetas e abrir um brechó na 25 de Março. Por fim, a sugestão: Robinho deve convidar para padrinho um mexicano, esses sim, não levaram o caneco mas faz tempo que não apanham da seleção dos eurochupetinhas. Como sempre falta alguém, faltou Romário. Como havíamos previsto, perdeu, por contrariar o juiz Arnaldo Cesar Coelho, o emprego de comentarista global. A regra é clara: só os submissos e medíocres (como o obtuso Falcão) estarão ao lado de Galvão Bueno, o mais falso dos brasileiros, com muito amor e muito orgulho.

TV Tamanco - Oswald no Planalto Central

No Gulag dos outros

Do Saramago Coelho, via G1, falando a um jornal colombiano:

"Ser comunista é um estado de espírito."

Uma das vantagens do best-seller é poder falar obviedades e, no caso, asneiras. A taba reunida diante do sábio da aldeia aceita qualquer esmola verbal. É o comunismo dos pobres de espírito.

Drummond remix

Do Saramago Coelho, na sua coluna do G1:

Certo guerreiro recebia uma medalha por cada batalha ganha. Os amigos admiravam sua coragem e as mulheres adoravam seu carisma. No final de alguns anos, as medalhas eram tantas que cobriam todo o seu uniforme. Numa tarde, no meio de um combate difícil, o guerreiro quase foi atingido pela espada de seu inimigo."Sempre fui o melhor, e hoje quase perdi", pensou o guerreiro. Mas logo percebeu o problema: o peso das medalhas não o deixava lutar com agilidade. Jogou a túnica do uniforme no chão, voltou ao campo de batalha e derrotou seus inimigos."A vitória pode me dar confiança, mas não pode se transformar em um peso a ser carregado".

Do SDT: 'Lutar com as medalhas é a luta mais vã. Entanto lutamos, mal rompe a manhã.'

No caso acima, não é a vitória que é o peso. É a burrice, no, mamita? (apud Millôr).

Malvado morto, malvado posto

Enquanto o senador ACM agoniza (que Deus o tenha e que a terra baiana lhe seja leve), já começa a surgir nos horizontes pátrios um legítimo sucessor de malvadezas. Ele atende pelo nome do prefeito César Maia. O prefeito, que por pouco também não vaiou Lula no Maraca, revelou à Imprensa detalhes dos bastidores do mal-estar generalizado que tomou conta da comitiva presidencial durante e pós-poema de Augusto de Campos (são gêmeos?, ele e Haroldo). O prefeito-malvado chegou a contar a uma emissora de rádio como estavam as mãos do presidente Lula depois de ouvir o poema sonoro de noventa mil pardos ibge. Eis o relato do prefeito César "malvadeza" Maia sobre as mãos que afagam e apedrejam a nação, logo depois de deixar o Maracanã: "frias e molhadas, como se as tivesse retirado de uma lata de banha".

Se mantiver o estilo, César Maia é um candidatíssimo fortíssimo a sucessor de ACM. Com a benção do mais generoso dos baianos.

RIO FASHION WEEK : A MODA, FINALMENTE, EM CONTATO COM O MUNDO REAL...


A moda acompanha o noticiário. A idéia surgiu aqui :

A poesia concreta dos cariocas

Da última fornada da internet:
Uma informação publicada no site da Presidência da República, segundo a qual o Executivo controla o Judiciário, incomodou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Na página intitulada “Presidência para Crianças”, há uma espécie de dicionário explicando termos como cidadania, hino e símbolos nacionais. Mas foi o item Três Poderes que causou polêmica.
“O presidente escolhe os membros do Supremo Tribunal Federal e, assim, controla o Judiciário”, afirma o texto, para concluir: “Mas é o Legislativo quem aprova ou não os escolhidos. O Judiciário julga a aplicação das leis e pode suspender uma execução. Com isso, freia o Legislativo e o Executivo”.

Controlar o Judiciário, até que não é difícil. Mas como controlar os pardos ibge que lotaram o Maracanã? Esses cariocas -- quando não estão espancando domésticas e prostitutas em pontos de ônibus, quando não estão retocando o nariz no Complexo do Alemão, quando não estão fraudando a eleição do Cristo, quando não estão exaltando a beleza do complexo vulvo-vaginal e seu doce balanço a caminho do mar -- estão exercitando, em mi maior, a concretitude do vivavaia (São gêmeos: Augusto e Haroldo de Campos?).

Chanchadas literárias - transfer Marta Suplicy




Vaie e goze.

Os alquimistas já chegaram

Já somos os campeões morais dos jogos Cauê-Americanos. Os atletas brasileiros estão fazendo bonito no segundo lugar. É muita prata, supera em muito toda a prata que os espanhóis roubaram das minas de Potosí (Bolívia). É comovente quando os nossos subcampeões afirmam, com orgulho patriótico, que "a medalha de prata vale por uma de ouro". A alquimia, quem diria, se tornou o último refúgio dos prateados malhados. Medalha de ouro, por enquanto, só a vaia Maracanã.

ERRATA DA ERRATA

Diferentemente.... O autor destas linhas tortas pede sinceras desculpas aos seus milhares de leitores por ter digitado o nome do escritor austríaco Stefan Zweig com um genérico "S" ao invés de "Z" de Zeca Pagodinho. Agradeço aos leitores afetados que tiveram a delicadeza de corrigir esse equívoco. Foi mais do que um crime, foi um erro. Nada justifica. Mas o autor, que havia saído momentos antes do Maracanã, confessa que ainda estava sob o impacto da estrepitosa vaia que a turba parda ibge deu no senhor presidente. Afetados de todas as latitudes, continuem vigilantes, por favor. O preço da afetação é a eterna vigilância. Sim, gostamos de vaia, esse coro dos descontentes. Estamos na saudável companhia de Nelson Rodrigues, Torquato Neto e, vivavaia, de Augusto de Campos (quase que eu escrevia Haroldo. São gêmeos?). Prometo nunca mais digitar incorretamente o nome do grande escritor Stefan Sweig (é com "s" ou "z"?).

O FIM DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL


Alguém já ouviu uma declaração de Victoria Beckham, a ex-Spice Girl que hoje faz par com o jogador de futebol David Beckham ?

Acaba de se mudar para Los Angeles.

Victoria Beckham é daquele tipo de celebridade que precisa passar quarenta minutos pensando antes de responder, por exemplo, qual é a diferença entre um elefante a uma catedral - ou entre uma anta e um foguete.

É tratada como celebridades AA.

Como diria Jim Morrison, "this is the end" : o fim da civilização ocidental, tal como existiu até hoje.

(http://www.thesun.co.uk/article/0,,2007320635,00.html)

É GRAVE A CRISE NA PROPAGANDA


Publicitários adoram propagar a suposta excelência de anúncios produzidos no Brasil.

A platéia dorme, imperturbável.

Fiz as contas: a propaganda brasileira deve estar passando por uma gravíssima crise.

Basta ver os anúncios milionários de cerveja na TV.

Que humor sem graça é aquele, oh Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ?
Que tentativas patéticas são aquelas de criar bordões que nenhum débil mental seria capaz de repetir ?

Quanto os "gênios" criadores cobraram para parir estas obras-primas ?

A nós, consumidores desavisados desses anúncios, que aparecem sem aviso prévio na TV, resta acender uma vela para Nossa Senhora do Perpétuo Espanto, nossa padroeira.

Um dia ela ouvirá nosso pranto.



PERGUNTA FEITA AOS CÉUS


Dudu Nobre ( parece que o nome é esse) continua solto ?

E A MEDALHA DE OURO VAI PARA......PARIS!


Pode existir algo mais patético que exibição de capoeirista, no meio da rua, em cidade do exterior, para distrair turista ? Pode existir algo mais risível do que dança de salão ?

A platéia responde em coro: "Não!".

Pois bem: exibições de capoeira e dança de salão foram incluídas no roteiro de um certo "Dia do Turista", promovido pela Secretaria de Turismo em Paris para provar que a cidade não é tão mal-humorada quanto sempre pareceu.

(é só clicar no ícone http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/07/070709_paristuristafp.shtml)

O gênio que armou esta programação merece medalha de ouro.

Castigar os visitantes com exibição de dança de salão e capoeira é a maneira mais rápida de espalhar por todo o planeta o famoso mau humor do parisiense.

Como diria a minha avó diante de alguma esquisitice, "vôtis !"