26 de outubro de 2007

INÉDITO! FANTÁSTICO! PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DO BRASIL: UMA CAMPANHA A FAVOR DA IMAGEM DE OSWALDO MONTENEGRO!

Faz duas décadas que o cantor e compositor Oswaldo Montenegro é tachado de chato de galocha.

É hora de corrigir a injustiça.

O maior chato aparecido no cenário musical nas últimas décadas é, disparado, aquele vocalista (?) dos Detonautas, um tal de Tico Santa Cruz.

Como se não bastasse aparecer na TV de unhinha pintada e piercing pra todo lado, fica repetindo a toda hora as obviedades mais rasteiras sobre coisas como violência, corrupção etc.etc.

Que tal se fosse ler um livro, por exemplo ?

Anistia para Oswaldo Montenegro já !

Oswaldo Montenegro para presidente !

QUANTO ? NÓS PAGAMOS

Quanto a gente precisaria pagar para nunca,nunca,nunca,nunca ver ator & atriz anunciando banco ? Quanto, para nos vermos livre dessa praga patética ? Quanto, para não vê-los desenhando um coração no ar com as mãos ?

Idéias para o novo milênio

Graças ao comentário de um leitor superinteligente, descobri como se acaba com a idiotia e cretinice reinantes: não se chama mais ninguém de idiota ou cretino. Simples, não?

Tal expediente pode e deve ser usado para todos os outros problemas da Humanidade. Fica decretado, pois, que, a partir de agora, não há mais idiotas no mundo, simplesmente porque a palavra há de ser abolida.

A idéia é tão, mas tão boa e inteligente e perspicaz que serve até para a gente acabar com a violência. Basta não chamar ladrão de ladrão, assassino de assassino, traficante de traficante e corrupto de corrupto. Que tal lhe parece?

Por experiência própria, confesso, desde que deixei de considerar os idiotas como idiotas até que eles estão parecendo melhores...

POR FALAR EM IDIOTAS

Há dois anos mudei-me para São Paulo, lugar onde as estações são tão incertas que até as de metrô de vez em quando afundam. Clima constante por estas bandas, só o de insegurança. Aqui, em termos de previsibilidade, o máximo que se pode dizer é que o PSDB ganhará as próximas vinte e cinco eleições.

Em função disso e porque tenho tanta simpatia por baixas temperaturas quanto Maria I tinha por anglicanos, carregava sempre à mão, para caso de necessidade, casacos, abrigos, jaquetas, gorros, cobertores, meias e uma lente de aumento. Esta última, para matar a nostalgia do pinto em épocas de profunda algidez.

(Mais, aqui)

TRÊS DÉCADAS ANTES DA MULTIPLICAÇÃO DE BLOGS, O PROFETA NÉLSON RODRIGUES PREVIU A ASCENSÃO DOS IDIOTAS!

“O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota”
(Nélson Rodrigues, nos anos oitenta do século XX)

FESTIVAL MENCKEN - 5

"Duvido que a arte de pensar possa ser ensinada - pelo menos,por professores do segundo grau.Não é adquirida,mas congênita. Algumas pessoas nascem com ela. Suas idéias fluem com clareza e elas são capazes de raciocínio lúcido; quando dizem alguma coisa, esta é instantaneamente compreensível; quando a escrevem, são luminosas e convincentes. Eu diria que essas pessoas constituem cerca de 1/8 de 1% da espécie humana. Os demais filhos de Deus são tão incapazes de pensamento lógico quanto de esquiar na lua.Tentar ensiná-los será uma empreitada tao presunçosa quanto tentar ensinar a uma pulga os Dez Mandamentos. A única coisa a fazer com eles será transformá-los em PhDs e mandá-los escrever livros sobre estilo"


("O Livro dos Insultos de H.L. Mencken)

FESTIVAL MENCKEN - 4

"Todo governo é composto de vagabundos que,por um acidente jurídico, adquiriram o duvidoso direito de embolsar uma parte dos ganhos de seus semelhantes"

("O Livro dos Insultos de H.L.Mencken")

FESTIVAL MENCKEN - 3

"Se você despreza a sabedoria popular, dê uma espiada no seu Shakespeare: suas peças escorrem pessimismo de ponta a ponta. Se há uma idéia geral nelas, é a de que a existência humana é uma penosa futilidade, apagável como uma vela.No entanto, nos atrelamos a ele de uma maneira atabalhoadamente fisiológica - ou, para ser mais preciso, patológica - e até tentamos recheá-la com pomposas cantilenas. Todos os homens verdadeiramente sensíveis lutam poderosamente pela distinção e pelo poder, isto é, pelo respeito e inveja dos seus semelhantes,pela admiração de uma interminável série de carcaças portando aminoácidos em rápida desintegração. E para quê ? Se eu soubesse, certamente não estaria escrevendo livros neste infernal verão americano; estaria exposto numa sala de cristal e ouro e as pessoas pagariam 10 dólares para me contemplar através de buraquinhos"

FESTIVAL MENCKEN - 2

"Vejamos o caso do escritor medíocre que defende o seu trabalho de escrever seriados para revistas de cinema, afirmando que tem uma mulher para sustentar.Tendo conhecido algumas dessas mulheres, não vejo por que se submeteriam a tais sacrifícios...Quanto aos subprodutos biológicos desta fidelidade - os filhos - , minha avaliação deles seria ainda mais baixa. Montre-me cem cabeças de crianças comuns que valham um único O CORAÇÃO DAS TREVAS e eu mudarei de idéia. Quanto a LORD JIM,eu não o trocaria por todos aqueles pirralhos nascidos em Trenton, New Jersey, desde a guerra contra a Espanha em 1898"

( "O Livro dos Insultos de H.L.Mencken")

FESTIVAL MENCKEN - 1

"O homem é o caipira par excellence, um ingênuo incomparável, o bobo da corte cósmica. Ele é crônica e inevitavelmente tapeado, não apenas pelos outros animais e pelas artimanhas da natureza, mas também (e mais particularmente) por si mesmo, por seu incomparável talento para pesquisar e adotar o que pe falso, e por negar ou desmentir o que é verdadeiro"

(H.L.Mencken em "O Livro dos Insultos de H.L.Mencken")

Ninguém mais tem vergonha de ser idiota

Tenho impressão de que, antigamente, as pessoas idiotas tinham vergonha da própria cretinice. Enquanto hoje, a expõem com certo orgulho. E ganhando para isso.

O portal Globo.com lançou há algum tempo o Bloglog, espaço dedicado aos blogs de celebridades.

Por celebridades entenda-se: atores de novelas e Malhação, cantores desafinados, modelos, esta raça.

Se um dia você estiver otimista, achando que a vida é maravilhosa, que as pessoas são inteligentes e que nosso futuro é promissor, faça uma visita ao Bloglog. Lá você vai encontrar Priscila Fantim falando da chuva, Carolina Dieckman escrevendo poesia concreta (ela não sabe que faz isso, mas faz), Aguinaldo Silva dando piti e Oswaldo Montenegro sendo chato como sempre.

(Quando OM morrer, seu cérebro deveria ser estudado no laboratório que fabrica o Lexotan).

É, meus caros, até ontem eu achava que a vida era uma porcaria. Hoje estou à beira do suicídio. Porque, afinal, eu li o blog da Cleo Pires.

COERÊNCIA

Ex-prostitutas viram escritoras mas não mudam. Fazem hoje, com o português, o que antes faziam com os clientes.

RECÍFILIS

Venho de uma terra onde as quatro estações são bem definidas: de dezembro a março, temos o verão; de março a junho, é a vez do verão; de junho a setembro, o verão dá lugar ao verão; e, por fim, de setembro a dezembro, quando o verão vai embora, o verão retorna, reabrindo o ciclo.

Não tenho dúvidas de que os antigos tinham em mente o Recife quando falavam nos Hiperbóreos ou, antes, que o diabo tenha construído o Inferno tomando como base o projeto da cidade maurícia e procedendo a pequenas alterações: substituiu o fedor de esgoto pelo de enxofre, deixou a temperatura um pouco mais agradável, instituiu um mínimo de moralidade, diminuiu os índices de violência.

(Mais, aqui)

SEDEX

E eu que, a exemplo do bom Quincas Borba em seus áureos tempos, sou louco mas ainda não perdi totalmente a lucidez, não discuti com minha amada consorte. Enérgica, ela então me fez tirar a roupa e saiu colando adesivos por todo o meu corpo. Quando acabou, eu parecia uma caixa de Sedex.

(Mais, aqui)