8 de novembro de 2007

VIOLÊNCIA ANTIGA

fALAM MUITO DA violência que impera na Cidade Maravilhosa - o Rio de Janeiro. Esse assunto é coisa antiga e vem de muito longe. Em 1900, o poeta Raimundo Correia, em carta dirigida ao escritor Assis Brasil, escrevia: «A estatística criminal do Rio de Janeiro aterroriza. Todos os dias são portas arrombadas, assaltos em pleno dia, roubos, assassinatos. Nunca se viu tão grande falta de segurança pessoal, de justiça e de moralidade pública. Os cidadãos precisam andar armados para se defenderem já que a polícia não os defende, e fazer justiça por suas próprias mãos já que não podem contar com a dos tribunais do país, que é demorada e tão cara e dispendiosa, que só os ricos e poderão obter». Fim de citação.

DOS MISTÉRIOS DA FÉ

Sou agnóstico, com alguma — pouca — propensão à crença. Isso, se a televisão estiver desligada.

ESCONDIDO TU ESTÁS

Deus está em tudo, é verdade. Mas confesso que gosto mais dele quando vem em cápsulas de 20 mg de Fluoxetina.

AOS MAGISTRADOS DO BRASIL, A SINGELA HOMENAGEM DO SDT

"Marchands de grec! marchands de latin! cuistres! dogues!
Philistins! magisters! je vous hais, pédagogues!
Car, dans votre aplomb grave, infaillible, hébété,
Vous niez l'idéal, la grâce et la beauté!
Car vos textes, vos lois, vos règles sont fossiles!
Car, avec l'air profond, vous êtes imbéciles!"

(V. Hugo em "Les Contemplations", XIII)

A NETA DE TOLSTOI, AOS NOVENTA ANOS, REMAVA TODO DIA - E DIZIA QUE O PAI ACHAVA "GUERRA E PAZ" UMA INFANTILIDADE.....

Lucas Mendes sobre um encontro surrealista com a neta de Leon Tolstoi:


"Depois de muita relutância, concordou em me dar uma entrevista na casa onde ficava a Fundação Tolstói, a 60 quilômetros ao norte de Nova York. Ela estava com 90 anos (morreu com 95) e remava todos os dias.
Eu me sentei na proa do barco, a presidente da Fundação, Tatiana, na popa, e ela, no banco do meio, remava e contava histórias.
Neste momento há uma batalha nos Estados Unidos sobre duas novas traduções de Guerra e Paz. Os críticos e acadêmicos têm debates apaixonados, mas o velho Tolstói não entraria nesta briga.
"Papai tinha 40 anos e se entusiasmou quando escreveu Guerra e Paz, mas achava que não era um romance como Anna Karenina que escreveu depois, com quase 50 anos. A partir daí se interessou por pacifismo e filosofia e perdeu completamente o interesse pela literatura. Vinha gente de toda Rússia e de outros países falar com ele sobre Guerra e Paz e ele não tinha o menor interesse, paciência, nem lembrava dos personagens. Achava aquilo uma infantilidade e apagou tudo da memória."

aqui, o texto completo:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/11/071108_lucasmendes_ac.shtml

....OS QUE ESCREVEM LIVROS E ARRISCAM A VIDA EM VIAGENS DE AVIÃO PARA DIVULGÁ-LOS....

Do site de Paulo Polzonoff:

"O que mais admiro nos ateus é que eles têm diante de si este cenário funesto e mesmo assim continuam a viver suas vidas medíocres. Alguns até mesmo trabalham doze ou catorze horas por dia. Outros escrevem livros e arriscam suas existências em viagens de avião para divulgá-los"

Texto completo aqui:
http://www.polzonoff.com.br/remotamente-ateu.htm#more-891

CARY GRANT E RANDOLPH SCOTT

Calma, patrulha politicamente pink. Não estou fazendo julgamento de valor, mas apenas dizendo: depois que foi publicado que Cary Grant, o galã conquistador, tinha um romance com Randolph Scott, aquele caubói dos faroestes (!), passei a achar que tudo era possível sob o sol.

Nem o filho de Wilson Simonal cantando é capaz de me assustar.

BAIXA FILOSOFIA

Já disse, volto a confessar: jamais me recuperei do impacto causado pela descoberta de que cerca de oitenta por cento do corpo humano é água pura.

Água!

Quem seria capaz de levar a sério uma água falante ?

É o que somos: águas falantes.

Não há filósofo que dê jeito nesta precariedade líquida.

Desisto.

Vou passear. É melhor.

Quando passar em frente a uma delegacia, aproveitarei para fazer as perguntas que realmente importam : o senhor sabe dizer se Fábio Júnior continua solto ? E aquela locutora que anuncia os horários de vôo no aeroporto com voz suspirante de paciente na UTI pensando que é sensual? Continua solta ?

Dizei, Nossa Senhora do Perpétuo Espanto !

ATENÇÃO, TODOS OS CARROS! ATENÇÃO, TODOS OS CARROS! FRANCO-ATIRADOR VISTO NAS REDONDEZAS! É UM NOVO TAMANQUEIRO!

Tamanqueiros de norte a sul do planeta: o Sopa de Tamanco vos apresenta um novo franco-atirador - que, a partir de agora, passa a disparar seus petardos nesta terra de ninguém ( ver post abaixo). Chama-se Paulo Rubens Sampaio. Dorme abraçado a tomos de Filosofia. Quando se olha no espelho de manhã, poliglota que é, dá bom-dia a si mesmo em alemão, sem sotaque. Pratica o Jornalismo como ganha-pão, mas viveria da Filosofia, se a Filosofia enchesse barriga de alguém. Não enche. Mas pelo menos dá a ele a chance de conviver com Pitágoras, Heráclito e outros tipos deste naipe e divagar com olhar embevecido, nos fins de tarde, sobre as cogitações dos filósofos pré-socráticos, até que um editor apareça com um chicote na mão para cobrar: "Cadê a porra do texto de cinco linhas que você ficou de fazer ? Quer filosofar ? Vai morar nas ruínas do Partenon!".

Sopa de Tamanco também é cultura.

Aqui, você aprende tudo, absolutamente tudo que é inútil.

Mas pelo menos é divertido.

PRÍNCIPE DOS IMPOSTORES

Ele criou uma espécie de escola, ou seita, à qual se devem os primeiros progressos da matemática, de acordo com Aristóteles. Atribui-se a ele, por exemplo, famoso teorema que ensinam às crianças — ou costumavam ensinar...

Não deixou obra escrita; reservava os resultados de suas indagações aos iniciados. Figura ainda hoje misteriosa, permanece envolto em lendas; é quase um segredo. Mas aparece com destaque na "Escola de Atenas", de Rafael, rodeado por discípulos talentosos.

Entre suas conquistas, contam-se a descoberta de que a harmonia musical é determinada por proporções matemáticas e a noção de que fenômenos físicos podem ser entendidos à luz do cálculo. Tinha, por assim dizer, uma devoção religiosa pelos números — princípio de todas as coisas, elemento primordial da realidade. Isso não impediu que seus discípulos descobrissem a incomensurabilidade da diagonal do quadrado com o lado deste mesmo quadrado — escândalo para quem pretendia explicar o Todo com números inteiros, mas avanço para a ciência. Além de matemático, geômetra. Ia dos pontos às linhas; destas passava aos planos; daí aos sólidos. Para ele, tudo era número: 1, 2, 3, 4.

Não bastasse isso, sustentou que a Terra era uma esfera, falou do movimento harmônico dos planetas e da vida humana nesse concerto. De quebra, a tradição inaugurada por ele é berço da medicina científica.

Sim, estamos diante de Pitágoras, o da soma dos quadrados dos catetos. Um gigante na história das idéias.

Não para Heráclito, que o teria chamado de "príncipe dos impostores". Esse não foi a único golpe desferido, mas bastou para que fosse aberta a contagem.

O prezado leitor quer um pouco de história da filosofia? Deseja acompanhar a peleja? Então se prepare: calce as luvas de boxe. Porque assistir à luta é o mesmo que participar dela.

Até o próximo round!

SDT RESPONSABILIDADE SOCIAL

Faça você também a sua parte. Ensine um crítico literário a ler.

DIÁRIO DE UM HOMEM OPEROSO

Segundo Sun Tzu, fazer supermercado é uma atividade de caráter bélico que pode ser dividida em cinco etapas: recolher as mercadorias, levá-las à caixa mais vazia, ultrapassar a velhinha que segue a passos lentos com o mesmo objetivo, pagar e, por fim, trazer os artigos adquiridos para casa.

Das cinco, a primeira e a segunda causam dor moral. A terceira é perigosa, pois sempre há a possibilidade de a velhinha saber caratê. E a quarta provoca dor física. A única de que me desincumbo com facilidade e sem reclamar é a última. Afinal, moramos a três quadras da loja e há entregadores para fazer o serviço. Não que fique de mãos abanando. Vocês precisam ver a habilidade com que forneço o endereço de casa.

(Mais, aqui)

SOBRE PRODUTOS E HOMENS

Uma alternativa para quem não gosta de fazer compras seria os produtos virem caminhando ou rolando sozinhos até nossas residências. Dessa maneira, teríamos apenas o trabalho de deixar a porta aberta e, eventualmente, prestar auxílio a uma lata de extrato de tomate mais desastrada que não conseguisse escalar o armário.

Mas, apesar de não falarem — um evidente sinal de superioridade —, aparentemente as mercadorias são mais atrasadas que o ser humano (há certa disputa nos meios científicos sobre se ministros do atual governo entram na classificação). O que aprenderam até agora em matéria de cinética foi cair das gôndolas, causando maior prejuízo ao cliente.

(Mais, aqui)