9 de julho de 2007

Sopa de Tamanco e os freelancers

Do colega Gustal:

Temos muitas razões de ficarmos furiosos ao ser comparados ao Congo. A principal, eu acho, é a literária. Pois vejam só, as sacanagens que o Rei Leopoldo da Bélgica fez no Congo - Belga, é claro - tal como inaugurar o hábito de cortar antebraçoes, depois alegremente imitado em guerras tribais de tutsis e hutus, emputeceram Joseph Conrad a ponto de ele escrever "O Coração das Trevas". Cuja frase emitida por Kurtz - "o horror, o horror" - inspirou T. S. Elliot na feitura de "Terra Desolada". Cujo enredo inspirou Francis Ford Coppola a rodar "Apocalipse Now". Agora, vejamos, há alguma frase e algum livro brasileiros que inspiraram alguma poesia ou algum filme que marcaram o século XX? Tentemos:
"Meu pé de Laranja Lima" - "Eu quero uma mulher bem nua/bem nua eu a quero ter/ de noite no clarão da lua/eu quero o corpo dessa mulher"...hmmm... universal, mas pouco terrível. Não.
"Quincas Borba" - "Ao vencedor, as batatas". É preciso um discurso de posse da Academia Brasileira de Letras para entender a piada. Não.
"Gabriela Cravo e Canela" - "Moço bonito..." Inspira no máximo novela de Walter George Dust. Como inspirou, aliás.
"Os Sertões"- "O sertanejo, é antes de tudo, um forte". Inspira discurso de inauguração de açude. Não.
"Grande sertão: veredas" - "Viver é muito perigoso". Inspira conselho de mãe castradora. Nonada não.
"Feliz ano novo" - "Limpei o cu com a colcha". Tão brilhante que não inspira, se esgota em si. Não.
"Olhai os Lírios do Campo" - "Olhai os lírios do campo", oras. Essa frase era inspirada em alguém, quem mesmo? Não.
"Vidas secas" - "Amarelo duma figa..." - inspirará uma campanha contra a pirataria de DVDs? Não.
"Ubirajara" - "Tal como o fogo fortalece o pau da braúna, a dor enrijece o varão" - sugestão para inspirar a próxima Marcha Gay. Mas não.

Os EUA fizeram bem em expulsar aquele gerente de imprensa: ele não entende nada de literatura.
PARA CHAMAR A ATENÇÃO DOS TERRÁQUEOS


Informa a BBC: um nadador inglês chamado Lewis Gordon Pugh vai mergulhar em águas geladíssimas do Pólo Norte, no próximo domingo, porque quer chamar a atenção dos terráqueos para o aquecimento global.

Para que tanto sacrifício, Little Pugh ?

Bastaria nos mandar um e-mail coletivo com os dizeres "Aquecimento Global. Importante!".

O resultado seria o mesmo:

a gente não iria ler de jeito nenhum.

E você escaparia de um resfriado.
PREVISÃO DO HORÓSCOPO PARA O FUTURO DE TODOS: "UM MISTERIOSO CRUZAMENTO DE FORTUNA E INFELICIDADE"


ERNESTO SABATO: "O Xul Solar fez os horóscopos dos meus dois filhos e durante muitíssimos anos eu resisti em conhecê-los. Sempre tive medo do futuro, porque no futuro, entre outras coisas, está a morte"

JORGE LUIS BORGES: "Eu penso que, assim como a gente não pode se entristecer por não ter visto a Guerra de Tróia, não ver mais este mundo tampouco pode entristecer"

ERNESTO SABATO: (...) "Eu nunca quis vê-los (os horóscopos). Sabe que foram se cumprindo?"

JORGE LUIS BORGES( com assombro) : "E como são ? O que pressagiavam?"

ERNESTO SABATO (com uma voz íntima, quase para dentro) : "Um misterioso cruzamento de fortuna e infelicidade.Isso, Borges, isso".

(Do livro "BORGES/ SABATO:DIÁLOGOS"
NOVÍSSIMO DICIONÁRIO DE NEOLOGISMOS E SINÔNIMOS


Cauê = pandiota.

Chanchadas literárias. transfer (de novo) Maria Antonieta




"Não tem pão? Comam pan"

Grandes inaugurações já avacalhadas

Do Estadão

'Fome leva 20 trabalhadores da Vila do Pan para o hospital'

'Empregados de uma empresa de serviços de limpeza passam mal no momento que ministro abria restaurante'

RIO - Por serem forçados a trabalhar sem comer, nesta sexta-feira, 20 empregados de uma empresa de serviços de limpeza da Vila Pan-Americana não agüentaram o ritmo e foram de uma só vez internados na policlínica do local, com um quadro de hipoglicemia - baixa da taxa de glicose no sangue. Os problemas causados pela fome ocorreram ao mesmo tempo em que o ministro do Esporte, Orlando Silva, inaugurava oficialmente o restaurante destinado à alimentação das delegações da competição continental.
“Foram 20 pessoas que deram entrada hoje [sexta] com hipoglicemia. E sabe qual foi a causa? Fome”, contou o coordenador de atendimento médico da Golden Cross, empresa responsável pela assistência médica e hospitalar do Pan, Sidney Goldenzon. “Todos chegaram ao mesmo tempo e, pela primeira vez, lotou a policlínica.”
De acordo com o médico, para compensar a hipoglicemia causada pela fome, o organismo libera adrenalina, que deixa a pessoa pálida, gera palpitação, taquicardia, vista escura e pode levar ao desmaio.

O colega Gustal pergunta:

- Estamos no Congo?

O avatar de Renan




O Senado se tornou um Second Life da vida do nosso querido Brasil. Donde a necessidade de fixarmos os avatares dos integrantes da congregação. No Second Life, como se sabe, avatares podem fazer tudo, inclusive voar.

Em primeira mão mundial, aqui vai o avatar de Renan, à maneira dos Simpsons.

Olho nele!



Voe bem. Voe com o poeta Augusto dos Anjos

Às vésperas do início dos início dos Pan os aeroportuários do Rio decidiram em assembléia realizada na manhã desta segunda-feira entrar em greve a partir do dia 11 (quarta-feira). O poeta Augusto dos Anjos gostava de olhar os aviões flanando pelos céus pátrios. Em solidariedade aos aeroportuários, esses seres que pisam em bagagens distraídos, um poema leve, muito leve, de um dos maiores poetas brasileiros, Augusto dos Anjos.


A AERONAVE (Augusto dos Anjos)
Cindindo a vastidão do Azul profundo,
Sulcando o espaço, devassando a terra,
A Aeronave que um mistério encerra
Vai pelo espaço acompanhando o mundo.

E na esteira sem fim da azúlea esfera
Ei-la embalada n'amplidão dos ares,
Fitando o abismo sepulcral dos mares
Vencendo o azul que ante si s'erguera.

Voa, se eleva em busca do Infinito,
É como um despertar de estranho mito,
Auroreando a humana consciência.

Cheia da luz do cintilar de um astro,
Deixa ver na fulgência do seu rastro
A trajetória augusta da Ciência.

Carnaval fora de época na "telinha"

Toda vez que eu vejo o repórter Jorge Pontual na TV, penso que tomei um xarope daqueles dos anos 70 e imagino que estou assistindo a um desfile de Clóvis Bornay. A maneira de falar, de andar, de rebolar, tudo lembra aqueles bailes de carnaval transmitidos de madrugada pela televisão.

A evasão latinista e as divisas do rebanho

O Papa Bento 16 faz um apelo para que as missas sejam celebradas em latim. Já o bispo Edir Macedo não tem de quê reclamar: os cultos continuam sendo celebrados em Real forte (ou apreciado, como querem os vendilhões do Banco Central).
SILÊNCIO!!!!!!!!!!


O mascote do Pan, Cauê, não pode falar.

Ainda bem.

Bem-vindos a Conga la Conga

Marketing em causa própria

A Associação (PEITO) dos Estagiários do SOPA (BUNDA) DE TAMANCO elaborou um abrangente plano (69) de marketing para aumentar o número de acessos (HILLARY CLINTON NUA) do venerável blog.

(GOSTOSAS) Trata-se da propaganda subliminar (SAFADINHAS) para trazer, via instrumentos de busca, mais e mais leitores. A técnica (ANÕES TARADOS) proporcionará ao SDT internautas de baixo calão (ATOR DA GLOBO). Mas de baixo calão são feitas a humanidade (BAIXARIA) e a publicidade e a internet e a (FIO-DENTAL)...

Weltwunder - Irmãos em Maravilha do Mundo

A melhor história que o Departamento de Relações Internacionais do SOPA DE TAMANCO pescou até o presente, acerca da fraude eleitoral que catapultou JC aos píncaros da glória um marqueteiro do país dos correntistas numerados, foi a do vetusto "Die Zeit".

Todos os concorrentes tinham um ou outro representante oficial no anúncio dos vencedores, em Lisboa.

Menos a Alemanha.

O título da matéria online: 'Novas maravilhas do mundo: desinteresse alemão'.

Os comedores de chucrute são maravilhosos.

Frei Damião era melhor candidato

Um editorial publicado nesta segunda-feira pelo jornal espanhol El Mundo afirma que a eleição das sete novas maravilhas mundiais - entre as quais figura a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - foi uma "farsa em escala global". Bem que avisamos: onde tem traficante e bicheiro, não pode existir eleição limpa, sem fraudes. Sempre defendemos a candidatura do conjunto de estátuas de Frei Damião. Os únicos adversários de peso do frade capuchinho são os que vivem "amigados" e as moças que usam minissaia. Se a eleição for anulada, vote em Frei Damião.

Um país se faz com homens e livros eletrônicos

Feira de ebooks no mês que vem.

Mais de meio milhão de títulos grátis aqui.

TV Tamanco - Greve dos aeroportuários

TV Tamanco - Senadores pan-americanos

TV Tamanco - Voar é com os pássaros

XUXA VERSUS AQUECIMENTO GLOBAL: A VINGANÇA



Inventaram de chamar Xuxa, a velhota saltitante, para cantar contra o aquecimento global naquele show na praia, sábado passado.

A vingança dos céus veio logo.

Hoje, segunda, dia de inverno, faz um calor desgraçado no Rio.

Bem-feito !

Café com leite com o presidente

' Esse é um debate (a tecnologia brasileira de biocombustíveis ) que o Brasil não tem de ter medo. Nós não vamos aceitar outra vez o cartel dos poderosos do mundo tentando impedir que o Brasil se desenvolva, tentando impedir que o Brasil se transforme numa grande nação.'

Ui, que meda!

Mas não seria melhor se o nosso querido Brasil tivesse de enfrentar o cartel dos fracos do mundo? 'Nós não vamos aceitar outra vez o cartel da dengue tentando impedir que o Brasil se desenvolva.'
PERGUNTA FEITA AOS CÉUS

Os inventores do teatro infantil continuam soltos ?
AVISO À PRAÇA


Não confie em quem chama televisão de "telinha". Ou marido de "maridão". Ou filho de "filhão".
Nunca. Never. Sob hipótese alguma.

Depois não diga que a gente não avisou.

Renan e as novas linhas de investigação

Sendo churrasco e cerveja (apud 'Veja') os dois campos semânticos que os hermeneutas do Senado devem abraçar em prol do nosso querido Brasil, a vida dos jornalistas investigativos começa a ficar mais fácil.

Há um método aí.

Se procede que o presidente do Senado do nosso querido Brasil faz estranhas transações com duas das paixões nacionais, possivelmente ele estará metido nas demais paixões nacionais.

Mais denúncias acabam de chegar à Central Tamanco de Investigações Patrióticas. São elas:

1) Lavagem de dinheiro na produtora Buttman.

2) Tráfico de feijoada para financiar milícias do MST.

3) Pensão paga por um bicheiro laranja à seleção de softbol.

4) Desvio de caipirinhas superfaturadas para comprar a eleição da nova Maravilha do Mundo.

5) Derrame de mp3 falsos de favela funk.

6) Furto de cadáveres de prostitutas cariocas para alimentar a indústria de sacos de boxe.

Oba, oba, Obama

Barak Obama, candidato a candidato pelos democratas à presidência dos Estados Unidos, tem dito aos eleitores que devem mandar Washington de volta à escola. Seria pedir muito ao Congo-Brasília ao menos uma volta ao supletivo?

TV Tamanco - O fim de uma era

DOIS REPÓRTERES BRASILEIROS CRUZAM O CAMINHO DO ÍDOLO DOS JORNALISTAS, O DR. GAY TALESE


Gay Talese é ídolo de jornalistas. Co-fundou um estilo de reportagem : o chamado "novo jornalismo". É a arte de misturar técnicas jornalísticas e de ficção num só texto. Nove entre dez referências a Gay Talese dizem que o melhor texto que ele escreveu é a famosa reportagem sobre Frank Sinatra. Os "velhos olhos azuis", como se sabe, tinham horror a jornalista. Sinatra não recebeu o repórter, portanto. Mas o repórter achou que poderia escrever a reportagem sem ouvir o personagem principal. Os dois estavam certos: Sinatra, no horror aos jornalistas ; Talese, na certeza de que poderia produzir a peça.

Questão de gosto: o melhor texto de Gay Talese é o perfil que ele escreveu sobre um redator de obituários. É uma lição a jornalistas entediados que acham que assunto aparentemente desinteressante "não vale matéria". Ora,ora. A descrição da rotina de um obscuro redator de obituários rendeu uma das melhores páginas já produzidas por um jornalista ( a reportagem é encontrável na coletânea "Fama & Anonimato", publicada aqui na Lulalândia). Quem já passou quinze minutos numa redação sabe identificar, pelo cheiro de cloreto de potássio, esta triste figura: o jornalista, pretensamente sabidinho, que se investe de poderes ( dados por quem? ) para decidir o que "rende matéria" e o que "não rende". Ou seja: o que é que o público deve ou não deve ler. O bicho vive com uma injeção imaginária de cloreto de potássio na mão, igual aos carrascos que executam prisioneiros condenados à morte no Texas. A pilha de reportagens mortas no nascedouro por estas figuras daria para encher dez vezes o cemitério Joe Byrd (onde os executados do Texas são enterrados, em covas abertas por outros presos).

Dois repórteres brasileiros acabam de escrever sobre Gay Talese. Um é Jorge Pontual, na (boa!) revista de reportagens "Brasileiros", recém-lançada, já nas bancas e nas melhores casas do ramo. Pontual entrevistou Talese, em Nova York. Disse a ele que gostaria de saber o que é "ser Gay Talese". O "ídolo dos jornalistas" fez uma proposta ao repórter: "Aposto que sua história é mais interessante do que a minha.Uma boa história precisa de uma cena. Quer cena melhor do que esta? Você me encontra porque quer aprender a ser como eu e descobre que a verdadeira história é você mesmo. Sensacional! Escreva isso. A verdade é mais forte que a imaginação" ( o resto da história, na revista, por R$ 7,90). Ah : Talese é fã de Simone, a cantora.

O outro repórter que escreveu sobre o ídolo dos jornalistas é Paulo Polzonoff, num livro que acaba de sair do forno :"A Face Oculta de Nova York"(Editora Globo). Polzonoff anota, numa livraria em Nova York, a presença de uns cinquenta gatos pingados no lançamento de um livro autobiográfico de Talese: "Não era algo fácil de admitir, mas eu fazia parte de um clubinho muito do estranho. Vários dos meus amigos jamais ouviram falar em Gay Talese. Minha mãe não tem a menor idéia de quem seja ele. E, convenhamos, é bem possível que você, leitor, tampouco imagine quem ele seja. De repente, senti-me cokmo um menino tolinho que tem adoração pelo maior colecionador de selos do mundo - quem quer que seja".

O último a ler "Brasileiros" e "A Face Oculta de Nova York" é mulher do padre.








DA SÉRIE "REPÓRTER CONTANDO VANTAGEM PARA IMPRESSIONAR OS GATOS PINGADOS DA PLATÉIA" : O DIA EM QUE LULA ME DISSE QUE NÃO TINHA VOCAÇÃO POLÍTICA


Uma das coisas divertidas do jornalismo : os entrevistados nos dão declarações que, tempos depois, eles não seriam capazes de repetir sob hipótese alguma.

Um exemplo : ouvi, com esses ouvidos que um dia as chamas do inferno hão de consumir, Luiz Inácio Lula da Silva dizer, claramente, com todas as letras :"Não tenho vocação política".

Aqui, o relato de um encontro com o homem (é só clicar no ícone http://www.geneton.com.br/archives/000236.html)
PÍLULAS DE VIDA DO DOUTOR SILVEIRA

O Brasil me lembra uma bomba-relógio feita às pressas e de mecanismo defeituoso. Dessas que nunca explodem.


Joel Silveira, datilografado por GMN

Da série 'Está faltando alguém'

Da manchete da 'Folha':


'Levantamento inédito do Ministério da Justiça revela que pelo menos sete jovens entre 18 e 29 anos entram no sistema prisional brasileiro a cada hora'