11 de dezembro de 2007

BEÓCIO DE PAI E MÃE

Atenção! Mais um gigante da cultura grega vai virar alvo fácil. Não pela estatura, e sim pela pequenez...

Ele cantou as origens e dinastias dos deuses; descreveu a criação do universo; honrou o esforço no trabalho. Mostrou isso e aquilo e mais aquilo outro: um catálogo de lições. Didáticos, seus poemas eram reverenciados como manuais de conduta e logo viraram uma espécie de suma do saber prático.


Versado em assuntos humanos e divinos, ele figura, ao lado de Homero, entre os educadores do povo grego. Fato raro, alcançou fama e respeito em vida.

Nada disso, porém, importava para Heráclito, para quem "o mestre da maioria" era... curto de inteligência. De que gigante estamos falando? Dele mesmo: Hesíodo, o beócio. As pessoas o tomavam como o grego que mais coisas sabia. "Ele que nem sabia distinguir o dia da noite", diz Heráclito.

Porque é Natal

O MUNDO É DOS IDIOTAS - 3

A frase predileta de onze entre dez idiotas é : "Como este ano passou depressa...."

Não passou. Os ponteiros andaram em 2007 com a mesmíssima velocidade do ano passado e do ano que vem.

Mas eles insistem em dizer, em coro, que o ano passou depressa. Vão terminar nos convencendo.

O MUNDO É DOS IDIOTAS - 2

É uma lei da natureza: telefone celular programado para tocar musiquinha engraçadinha não existe sozinho.

Vem sempre acompanhado de um idiota.

O MUNDO É DOS IDIOTAS - 1

Quem foi o idiota que inventou a festinha de "amigo oculto" ?

A MEDIDA DE DECADÊNCIA DE UM BLOG

A decadência de um blog mede-se pela qualidade dos autores convidados: custa-me a crer que alguém do CCST ( Comitê Central da Sopa de Tamanco) tenha em algum momento imaginado
que os textos do sr. Nicomar Lael iriam acrescentar brilho, vivacidade, humor e esperteza a este espaço. Não acrescentaram.

Como se fosse um jogador que tropeça espetacularmente assim que pisa no gramado, o sr. Nicomar escolheu ópera como assunto de suas primeiras investidas, porque queria parecer culto e ilustrado.

Capotou.

Por que ele não discorre, por exemplo, sobre os acordes primários do baião ou os versos toscos das emboladas, dois ritmos primitivos que ele se habituou a ouvir desde os tempos em que, bebê, comia macaxeira pensando que estava bebendo leite ?

O nome - Nicomar - denuncia a origem. Deve ser um daqueles híbridos que misturam nome do pai e nome da mãe, um tipo de "poesia concreta" que viceja nos bolsões mais pobres e mais áridos do Brasil nordestino.

Imagino que o nome do pai do sr. Nicomar seja o sr. Nico. E a mãe, a sra. Mar.
Peço, então, ao sr. Nico e à sra. Mar que impeçam o sr. Nicomar de cometer vexames como o que cometeu ao escrever estultices sobre ópera.

Declaro encerrada a polêmica. E repito que não há nomes intocáveis neste espaço. A cada ação deletéria do sr. Nicomar haverá uma reação à altura.

O Sopa de Tamanco não merece tal destino: o de ir para o brejo guiado pelo passo vacilante de um neologismo chamado Nicomar.

ATENÇÃO, SENHORES PAIS, PELO AMOR DE DEUS, TODO CUIDADO É POUCO,PROTEJAM AS CRIANÇAS: VEM AÍ UM FILME DA XUXA, CHEIO DE MENSAGENS "ECOLÓGICAS"!


Do blog de Walter Carrilho:

"Xuxa, mensagens ecológicas e atores mirins. Você consegue imaginar programa melhor para se fazer em um domingo? Eu pensei em velório, e você?"

(aqui: http://waltercarrilho.blogspot.com)

"MONSTRUOSA, INFINITA, ILÓGICA, ABRUPTA, LANCINANTE"

Robert Louis Stevenson, citado por Antonio Fernando Borges:

“A vida é monstruosa, infinita, ilógica, abrupta e lancinante. Uma obra de arte, em comparação, é uma coisa bem-feita, finita, contida em si própria, racional, fluida e transfigurada. A vida se impõe pela sua energia bruta, inarticulada como a de um trovão. A arte seduz o nosso ouvido, por entre os ruídos mais altos de nossa experiência diária, como os sons produzidos por um músico discreto"

(aqui: http://antoniofernandoborges.com/)

ZEUS E DEUS

Sócrates se levantou, repôs a túnica no corpo e, apertando a mão de Jesus, se preparava para retirar-se quando se ouviu um grito:
.
— Olha a cabeça!
.
Pensando que era Deus com sua mania de se disfarçar de nuvem e lançar raios sobre os outros em momentos de raiva, Jesus se atirou de lado e rolou pelo chão. Sócrates, por sua vez, permaneceu no mesmo lugar.
Talvez por estar acostumado, afinal Javé pode até ser um tanto ou quanto irado, mas em matéria de lançar raios, como é notório, não há páreo para Zeus.

(Mais, aqui)

PELA VOLTA DO SEGUNDO ESTADO

Aqui:

http://antimarconileal.wordpress.com/2007/12/11/contra-revolucao-ja/

SILÊNCIO DA OVELHA

Depois de uma estréia patética, em que tentou provar ridiculamente que ouvinte de ópera é metido a erudito, e de levar umas boas tamancadas, o sr. Tom Carneiro, vulgo Dona Ovelha, sumiu. Permanece calada, em local ignoto,a estranha e saltitante criatura, para alegria dos amantes do raciocínio lógico e do português escorreito.