30 de julho de 2007

BEM QUE AVISARAM

.
Frio desgraçado. Deve ser o aquecimento global.

Ah, Wilderness!

- O Cássio Cunha Lima não tem cara de garoto?

Habermas Papa

'Quando todo mundo se diz autor, não pode haver arte, informação confiável, público.'

Palavras de Andrew Keen, entrevistado pela 'Folha'.

A habitual irrelevância dos intelectuais e suas igrejinhas - no fim das contas, intelectuais servem para formar intelectuais - ganhou feições de urso polar. Mais um pouco teremos estudantes nuas em photo-ops clamando pela preservação da espécie.

Keen, Habermas e companhia se sentem ameaçados pela web 2.0. Sem a edição do expert, o saber é anárquico e perigoso.

Ora:

1. Tudo o que um intelectual não quer é um mundo de intelectuais. Tal mundo nunca existiu nem nunca existirá. Imagine viver num conjunto habitacional cercado de FHCs.

2. Antes, a gentalha vivia off-line. Se as massas preferirem YouTube a Bergman, ótimo. A diferença é que não havia YouTube quando elas já ignoravam Bergman. O mundo é o que é, não o que devia ser. Se Lindsay Lohan fosse PhD e ainda assim da pá virada, que maravilha seria viver.

3. Quando e se a cultura morrer, Habermas e Keen vão estar mortos. A menos que acreditem na Academia Brasileira de Letras.

4. No fundo, diz Keen, a discussão é moral. Ele teme o fim da 'essencial âncora epistemológica da verdade'. A verdade é que existem assassinos e não-assassinos. Ninguém é capaz de deletar esta verdade. O resto são financistas, políticos, cientistas e empreendedores. Intelectuais estão quase no fim da cadeia alimentar, duas casas à frente dos traficantes e uma atrás das socialites.

Iraque, capital Recife

DO BLOG DO JAMILDO:
Pernambuco: mais de mil homicídios em três meses.
A última atualização do PEbodycount contabiliza a triste marca de 1.009 assassinatos desde que o blog foi lançado, no último 1º de maio.
São três meses contabilizando homicídios. Isso dá uma média de 335 pessoas mortas por mês no Estado, ou seja uma média de aproximadamente 11 assassinatos por dia.
E tem gente comemorando que o fim de semana retrasado foi o mais tranqüilo do ano, com “apenas” 26 vítimas fatais letais intencionais.
Acesse o PEbodycount
aqui.
.............................................................................................
Pernambuco hoje é a plenitude da "aparente tranqüilidade", para usar uma expressão corrente dos melhores telejornais do ramo.

Réquiem para o sueco que lutou contra o fisco

Pela última vez: os militares e os filmes de Bergman acabaram com a juventude de muitos brasileiros, inclusive com a minha.

TELEMARKETING NO CÉU

.
— O Senhor está no setor de Fotogênese e Ontogenia. Para criar a Luz, disque 1. Para criar o sistema solar, disque 2. Para criar o homem, disque 3. Para saber a idade da Hebe Camargo, disque 4. Para reclamações quanto à Criação, disque 5 ou aguarde que um dos nossos filósofos metafísicos irá atendê-lo.
.
(Texto completo, aqui: http://marconileal.blogspot.com/2007/03/o-mito-da-criao-sob-perspectiva-de-uma.html)

Uma confissão

Ainda há pouco eu estava no banho, assim pensando na vida, quando me veio uma vontade danada de vaiar.

Vaiei. E vaiei com gosto. UUUUUUUUUUUUUUUUUUUU. Só não assobiei com os dois dedos na boca porque não sei.

Vaiei mais. Vaiei por uns cinco minutos.

E você? Já vaiou seu presidente hoje?

Nos blogs hoje e nos jornais amanhã

O pior é que não consigo achar que os blgos sejam melhores do que os jornais, como vários entusiastas de plantão. ok, há uns dois ou três que valem a pena. Mas o resto é, reparem, reverberação de uma mesma idéia.

A morte do cineasta Ingmar Bergman é um bom exemplo. Dê uma volta e repare como todo mundo está falando do soporífero diretor como se fosse assim um Spielberg cheio de apelo popular. Incrível como todo mundo viu e reviu O Sétimo Selo, Morangos Silvestres e Gritos e Sussurros.

(Nossa, me dá sono só de escrever os títulos dos filmes...)

E o pior é que, de hoje a domingo, todos os colunistas de jornais dirão a mesma coisa, com as mesmas palavras e até o mesmo veredito: era o mais literário dos cineastas.

A vantagem da blogosfera, neste caso, é que amanhã já estarão falando sobre outro assunto qualquer: se cair um avião estarão indignados por uns quinze minutos, se um assessor do presidente mandar a gente se foder reclamarão em duas linhas, se a bolsa cair se tornarão imediatamente, e por cinco minutos, analistas econômicos e, entre uma e outra coisa destas, dirão que tudo é culpa do Bush e do Papa.

Sopa de fotografias apropriadas



Julia Fullerton-Batten.

O MITO DA CRIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE UMA ATENDENTE DE TELEMARKETING

.
No princípio era o Gerúndio. E Deus pegou o telefone e disse:

— A gente vai estar fazendo a Luz!

Mas a luz não se fez, porque uma atendente O mandou esperar na linha, por favor. E Deus teve que aguardar um bilhão de anos, ouvindo Für Elise. E quando foi atendido, Deus repetiu:

— A gente vai estar fazendo a Luz! E isso vai estar sendo uma ordem!

E a voz do outro lado disse:

— Desculpe, Senhor, mas Luz não vai estar sendo neste setor. Eu vou estar encaminhando o Senhor para o setor de Fotogênese e Ontogenia.
.
(Texto completo, aqui: http://marconileal.blogspot.com/2007/03/o-mito-da-criao-sob-perspectiva-de-uma.html)

Jamais cantei tão lindo assim

A imprensa do nosso querido Brasil, como de resto a imprensa do nosso querido mundo, sempre reserva um cantinho para George Clooney projetar seu ego humanitário.

Hoje, em Tóquio, ele usou da Muralha da China para metaforizar a dificuldade que é pressionar os chineses. "A China construiu a Grande Muralha, e não acho que eles de fato liguem, se as pessoas lhes digam o que fazer. E você não pode dizer às pessoas o que fazer, não podemos forçá-los."

É nesta hora que falta ao nosso querido Brasil a contraparte.

'O ator Reinaldo Gianecchini, por intermédio de sua assessoria de imprensa, disse hoje que espera que o Paquistão "acabe logo com essa palhaçada" de abrigar talibãs. "O Paquistão construiu os Jardins de Shalimar em Lahore, e não acho que eles de fato liguem, se as pessoas lhes digam o que fazer. E você não pode dizer às pessoas o que fazer, não podemos forçá-los."

QUAL É O MAIOR PROBLEMA DA LITERATURA, AFINAL ?

.
É impressão, ilusão de ótica, ou os sites e blogs estão mais animados do que os nossos jornais e revistas ?

Um exemplo ?

Sérgio Rodrigues aplica o seguinte teste de múltipla escolha, no Todo Prosa:
.
"Qual é o maior problema da literatura brasileira?
( ) Os escritores não sabem escrever.

( ) Os leitores não sabem ler.
( ) Os críticos não sabem criticar.
( ) Os blogueiros se acham escritores.
( ) Os comentaristas de blog se acham críticos.
( ) Os críticos dos comentaristas de blog se acham.
( ) Os críticos dos comentaristas dos críticos dos comentaristas de blog… hã, onde estávamos mesmo?
( ) Ser brasileira demais.
( ) Não ser suficientemente brasileira.
( ) Não ser literatura.
( ) Literatura brasileira? Onde?
( ) Vai ler um livro e não me enche o saco."

(aqui, o debate entre internautas http://www.todoprosa.com.br/)

ÉÉÉÉÉ... DO BRASIL!!!!

.
Quanto à afirmação de que os rios são poluídos [no Brasil], só nos resta rir, porque apenas um tolo pode desconhecer o fato de que as nascentes brasileiras, desde finais do século passado, não contêm uma única partícula de oxigênio, tendo sido o nosso o primeiro país no mundo a eliminar essa substância tóxica de suas águas.
.
(Mais defesa do mulato inzoneiro, aqui: http://marconileal.blogspot.com/2007/07/justa-indignao-de-nossos-patriotas.html)

Especulações mediúnicas - O selo

- O que Bergman diria numa hora dessa?

- Ingenting.

INGMAR BERGMAN FOI DESCANSAR

.
Ingmar Bergman morreu. Adolescente, a gente aprendia com ele que o tédio tinha certidão de nascimento: era sueco.

Pergunto pra ofender mesmo

Em 2010, na hora da eleição, você vai protestar vaiando em frente à urna?

(Maturidade...)

O melhor jornal do Brasil é uma droga

Uma semana depois de começar a receber o Estadão na porta da minha casa, ligue para pedir o cancelamento da assinatura. Como sempre, nestes casos, minha ligação foi direcionada para uma Central de Relacionamento. Uma mulher com voz de senhora me atendeu, perguntando, lógico, o motivo de cancelamento tão abrupto.

Não me leve a mal, comecei, simplesmente porque aprendi, ou melhor, reaprendi, que os funcionários de empresas tendem a levar tudo para o lado pessoal. Não me leve a mal, eu acho o Estadão o melhor jornal do Brasil, continuei. E é verdade. O Estadão é de fato o melhor jornal do Brasil. Eu não estava sendo apenas educado. Mas, para mim, o melhor jornal do Brasil é uma droga, eu disse.


Mais você lê aqui.

NOVO PRODUTO DE EXPORTAÇÃO

.
Dá-se vaia - municipal, estadual, federal e internacional. Tratar no Maracanã.

PÍLULAS DE VIDA DO DOUTOR SILVEIRA - 2

.
Telegrama de Curitiba: "O senhor está convidado para um debate com os estudantes daqui".

Nem pensar. O que sei eles não sabem. O que eles sabem eu não sei.


Joel Silveira, datilografado por GMN

PÍLULAS DE VIDA DO DOUTOR SILVEIRA

.
Sempre que eu telefonava para Noel Nutels, me queixando de uma dorzinha ou de um achaque qualquer, a resposta era invariável:

-Você está consultando a pessoa errada ! Já lhe disse que não sou veterinário.


Joel Silveira, datilografado por GMN

O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO

.
Para começo de conversa, dizer que no Rio de Janeiro só há favelas é de uma leviandade formidolosa. As pessoas instruídas sabem perfeitamente que no máximo noventa por cento da cidade são tomados por moradias desse tipo.
.
(Texto completo, aqui: http://marconileal.blogspot.com/2007/07/justa-indignao-de-nossos-patriotas.html)