18 de junho de 2007

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO ESPANTO

Nossa Senhora do Perpétuo Espanto : postados a vossos pés, nós imploramos: não nos deixeis, nunca, ver aquele comercial de cerveja que fala em "zeca-feira". "Zeca-feira ?" Quem foi o gênio que inventou? Não, Nossa Senhora do Perpétuo Espanto, nunca, nunca,nunca.

"NADA NO MUNDO MERECE UMA LEITURA INTEGRAL" ( IVAN LESSA)

Pode arrumar a mala, levantar vôo e ir visitar o mestre Ivan Lessa neste link ( é só clicar no ícone):
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070530_ivanlessa.shtml

"A ASCENSÃO ESPANTOSA E FULMINANTE DO IDIOTA"

Qual foi o grande acontecimento do Século XX?

"A ascensão espantosa e fulminante do idiota". Quem diz: Nélson Rodrigues.

Aqui, uma experiência rara: o dia em que o locutor-que-vos-fala acompanhou um jogo da seleção brasileira, pela TV, ao lado do gênio:


PÍLULAS DE VIDA DO DOUTOR SILVEIRA - 5

"Como confiar numa pessoa que não gosta de manga ?"

(Joel Silveira, datilografado por GMN)

POR QUE É MELHOR NÃO TER RELIGIÃO

Olhe no espelho. Pergunte ao fundo de seus olhos: você aguentaria a vida eterna?

PERGUNTA FEITA AOS CÉUS

O inventor do arvorismo continua solto ?

Come together,senador

O senador Pedro Simon encetou as lanças e conclamou o país a reagir. Num artigo assinado na Folha de São Paulo fez um apelo à nação: "Reaje, Brasil". O senador gaúcho quer o país mobilizado de fora pra dentro, nas ruas, contra a corrupção, a miséria, a barbárie, o analfabetismo. E fez um desafio: "é hora de a sociedade organizada reagir". O senador Pedro Simon, uma das reservas morais da política brasileira, tem razão. É hora de agir, de novo.


A História comprova que, em certos momentos da vida nacional, apelos dramáticos como o do senador Simon deram certo. Em fevereiro de 1945, com uma entrevista ao jornal "Correio da Manhã", José Américo de Almeida contribuiu decisivamente para pôr fim à ditadura do Estado Novo implantada por Getúlio Vargas. O senador Teotônio Vilela, o menestrel das Alagoas, ajudou a derrubar os milicos de 64. O senador Pedro Simon deveria percorrer o país pregando a reconstrução do país. Mas é grande o risco de uma carreira solo, sem ninguém para ouvi-lo ou segui-lo. A multidão é sonâmbula. Sem querer desanimá-lo, senador, vamos avaliar a atual bovinice dos "atores sociais".


Os jovens caras-pintadas, que derrubaram Collor, estão estudando para fazer concurso público. É compreensível, senador, o emprego privado acabou. E redação e contabilidade são os bichos colloridos dos concursos.
Os gays, que já foram minoria e hoje são maioria, estão curtindo, merecidamente, a alegria infinita, "a delícia de ser o que é", nada de protesto. O poeta pernambucano Manuel Bandeira já dera a senha em versos libidinosos e insurrectos: "pecai com os fuzileiros navais".
Os padres, quando não estão respondendo a processos por atentado ao pudor, rezam,com fé renovada, pelo catecismo medieval de Bento XVI.
Os evangélicos precederam Chávez e já dominam os meios de comunicação.


Os artistas estão mais próximos de Rouanet do que do povo. Ou então estão se esgrimindo com musas de seios totêmicos (Duílias pop, senador).
Os índios desistiram de comer os novos bispos Sardinha e estão interessados apenas em comercializar diamantes e outras pedras com os contrabandistas.
Os adolescentes, imersos no MSN, inventam uma novílingua, como Joyces demenciais e desprovidos de talento.


Os empresários estão hipnotizados pelo espetáculo do crescimento chinês e pelos juros rapaces dos banqueiros (os irmãos mais novos de Lula).
Os gaúchos, tão machos no século passado, estão envergonhados com a goleada que levaram do Boca Juniors.
E o povo, senador, o povo anda com o celular meio desligado, abilolado com o bolsa-família e sempre disposto a sacar a faca-peixeira fratricida contra outro igualmente pobre. Os sociólogos chamam isso de "crime por aproximação".


Mas, senador, não vamos desanimar. Lembra-se dos maoistas de Godard? Eles diziam que "uma minoria revolucionária, numa linha política justa, já não é uma minoria". Além do mais, senador, os exaltados, como Darcy Ribeiro, Castro Alves e Glauber Rocha, sempre ganham um cantinho lá no céu. Caso decida, realmente, como um Quixote da restauração nacional, pregar no deserto brasílico, apelando para que esse povo jeca e passivo reaja, verás que um filho teu não foge à luta. Agora, senador, sofro da síndrome de Angélica, só vou de táxi.

TV Tamanco - Alistamento militar



Para abraçar o serviço patriótico, o ucraniano tem o estímulo glandular. Diz a "Wired" que o anúncio é real.

CHANCHADAS LITERÁRIAS - TRANSFER NELSON RODRIGUES


A imprensa pode até nem saber por que está batendo, mas o senador sabe por que está apanhando.

Plantón periódico

O bicho está pegando no México. A milícia dos Zetas se virou contra seus empregadores há algum tempo e se tornou uma organização criminosa em si. Isto lembra um querido país...

Do "Dallas Morning News":

Isso aqui, ô ô

O nosso querido Brasil, buñuelesco que é, tem policial que defeca diamante.

No G1:

E um presidente que defeca palavras.

Na Folha:

SEGUNDA-FEIRA

Ah, Ségolène......

TV Tamanco - Movimentos pictóricos

Fritz Lang revisitado - Pobre Fritz Lang



O Departamento de Análise de Mercado deu ao SOPA DE TAMANCO um prazo para atrair jovens. Donde termos convocado um DJ sueco.

MARAVILHA DO MUNDO É O VIADUTO DO CHÁ. PALAVRA DE IVAN LESSA

Ivan Lessa, Oráculo de Londres, sobre a campanha para escolher as novas Sete Maravilhas do Mundo:

"O ufanismo não conhece fronteiras ou bom senso. Cristai-vos, pois, brasileiros! Redentorai-vos! Corcovadeiem-se às pamparras!

Maravilha mesmo, para mim, continuará sendo o Viaduto do Chá, em São Paulo, se ainda estiver lá aquele homem que fazia esculturas de areia no lado norte do bichão…."



O último que chegar ao site da BBC para ler os textos de Ivan Lessa é mulher do padre ( é só clicar no ícone) :

A RAINHA DA INGLATERRA PERGUNTA: "O QUE É BICHA?"

O Maracanã inteiro grita "bicha! bicha! bicha!" para xingar o juiz. A Rainha da Inglaterra pergunta ao intérprete, um brasileiro, na Tribuna de Honra: "O que é que eles estão dizendo?".

Saia justa. Que explicação o tradutor deu à Rainha?

Um encontro com Jacinto de Thormes, o jornalista que, na pele de intérprete, teve a chance de um tête-à-tête com a Rainha mais chata do planeta:


http://www.geneton.com.br/archives/000030.html

O ARTIGO QUE FALTA NA CONSTITUIÇÃO

Ninguém com mais de oito meses de idade deveria ser obrigado a assistir a peças de teatro infantil.

Doenças fictícias - Neurose de terra

Descrita desde os primórdios da Humanidade - Catulo, o Cearense, já aludia ao medo ancestral de que o Jardim do Éden fosse tomado por fantasmas pecuaristas - na verdade a Neurose de terra, como o Complexo do Alemão, é uma doença tropical.

A sintomatologia dos portadores da Neurose de terra é ricamente vasta: pesadelos freqüentes fazem com que eles acordem mugindo; delírios persecutórios não raro envolvem chifres voadores, ganchos jornalísticos de açougue e sacos de cimento carnívoros; pensamentos intrusivos se repetem na base do samba de uma nota fria só.

Não se sabe a origem da Neurose de terra. Mas se sabe que não tem fim.

PÍLULAS IMORTAIS - Nélson Rodrigues

"Jovens, envelheçam...


A vida começa aos 50.


O homem só sabe dar um bom dia a uma mulher depois dos 50 anos".

Epitáfios epigramáticos




Classificados brasilienses


Troca-se senso de ridículo de ministra por senso de direção de senador.

Doenças fictícias - Nasaléia

Também chamada de Miragem Olfativa, a Nasaléia está associada à intensa ingestão de café com pizza de bife. Um bouquet desagradável passa a acompanhar as faculdades nasais dos pacientes. Não tem cura.

PÍLULAS DE VIDA DO DOUTOR SILVEIRA - 4

"Se Deus realmente ajuda a quem cedo madruga, ninguém seria fuzilado, eletrocutado ou enforcado às cinco da manhã"

Joel Silveira ( datilografado por GMN)

Chanchadas literárias - Transfer Shakespeare




Não basta a vaca de Renan ser honesta. Ela tem de parecer honesta.