11 de agosto de 2007

FILOSOFIA DOS HORMÔNIOS

.
Uma mulher de TPM joga por terra toda a dialética hegeliana com um simples esgar e, sorrindo sarcasticamente, desmonta uma por uma as categorias kantianas, além de um ou outro móvel que esteja ao alcance de sua mão.
.
(Texto completo, aqui: http://marconileal.blogspot.com/2007/04/tpm.html)

NOSTALGIA

.
Quando examino a atual literatura brasileira, sou invariavelmente acometido por uma intensa saudade da Inquisição e seu profilático Index.

Vozes na cabeça - O Congo boliviano fica no Panamá?

O presidente do nosso querido Brasil, Alejandro Inácio Lula da Silva, mostrou o quanto é afeito aos assuntos daquele grande país de comedores de cheesburger. Redimiu o Reagan e o primeiro assessor de imprensa da delegação americana no Pan.

Ontem, ao explicar o porquê de ter errado duas vezes - "Errare humanum est" - o nome de seu anfitrião, saiu-se com seu habitual a-culpa-é-dos-outros:

"Tem muita gente falando. Se só um falar, eu vou para o caminho certo."

Modos que ir para o "caminho certo" é saber com que presidente Alejandro Inácio está falando? E quem seria o "um" a "falar"? Ele mesmo, Alejandro Inácio? Mangabeira do Abismo Unger? Excelso Amorim? Marco Aurélio Iaiá Garcia?

O SDT já avisara ao presidente Alejandro Inácio no sentido de usar um ponto eletrônico, doravante chamado de conference-cola, para que em seus iluminados ouvidos soprem os sábios do protocolo de Tião.

A MÚLTIPLA ESCOLHA

.
Os jornais publicam uma foto de uma noite de autógrafos que há de provocar devaneios existenciais nos leitores. Você preferiria:
a) passar quarenta e cinco anos ardendo no fogo do inferno
b) penar durante cinquenta horas a bordo de um barco sacolejante
c) perder-se numa mata infestada de mosquitos e cascavéis
d) ir a uma livraria em que uma ex-Big Brother, sob os olhares do Alemão e de uma matilha de sub-celebridades, autografa a grande obra que realizou: as fotos em que aparece pelada.

Peço trinta dias para estudar a resposta.

PÍLULAS DE VIDA DO DOUTOR SILVEIRA - 2

.
Quando eu morrer, gostaria que enrolassem meu corpo na bandeira do Kiribati - e me cremassem enrolado nela. A bandeira é muito bonita. E, pensando bem, no fundo eu sempre me senti um tanto kiribitano - ou é kiribitanês ?

PÍLULAS DE VIDA DO DOUTOR SILVEIRA

.
Ou tombam logo essa tal da Bossa-Nova ou a dita desmorona de vez. Dia destes vi o intragável João Gilberto assoviando e sussurando na televisão. Tudo nele era rachadura, infiltração e goteira.


Joel Silveira, datilografado por GMN

Um aristocrata em Barueri

O bom gosto e a riqueza dos móveis e equipamentos da mansão do traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia comprova que ele teve uma boa consultoria na escolha do mobiliário. Qual teria sido o arquiteto/decorador do colombiano? É um assunto para Caras, Casa e Jardim, Casa Decor ou para Contigo? Como se dizia nas velhas escolas de jornalismo, essa pauta daria uma "bela reportagem".

Não se pode nem mais rir

Da internet:
A diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu, entrou hoje (10), na Justiça Criminal do Rio de Janeiro, com pedido de interpelação para que o ex-presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) José Carlos Pereira confirme ou desminta acusações que teria feito contra ela ao jornal O Globo.

Quando aparece um sujeito bem-humorado como o brigadeiro J. Carlos Pereira logo é demitido do governo e processado. O brigadeiro não resolveu a crise aérea, nem poderia, de acordo com os relatos que ele tem feito, mas é um grande frasista, criou a "teoria dos pepinos", tão boa quanto a da batata machadiana. Teve ainda momentos dignos da melhor fase do Barão de Itararé: "só não caem os aviões que estão em terra". "Tudo que sobe cai. Tudo que entra sai". Diante do baixo astral reinante, o brigadeiro manteve a serenidade e a leveza de quem sabe que todo (o) governo é pesadão, complicado. O blog se solidariza com o brigadeiro J. Carlos e vai lhe mandar uma caixa de charutos Cohiba, melhor marca do que a do charuto que a diretora da Anac aparece fumando na tal fotografia.

As jamaicadas de Lula

As duas ou três jamaicadas de Lula em Kingston. Diante da primeira-ministra jamaicana, o presidente Lula disse que no dia em que o mundo experimentar uma boa cachaça brasileira, o uísque vai perder mercado. Lula, segundo o correspondente americano Larry Rother, entende bem do assunto. Mas falar em cachaça na terra da maconha, cultivada e cultuada pelos rastas e pelas gangues urbanas que aterrorizam a capital da Jamaica? E os óculos escuros da primeira-ministra jamaicana? Fotofobia, apenas?

Lula elogiou Geisel na Jamaica. A velha história do Proálcool. Geisel, estadista? De recuo em recuo, chegaremos aos óculos escuros de Médici e ao seu milagre econômico. FHC, preguiçoso e malvado, disse recentemente que não se deve levar muito a sério o que Lula diz: "não tem correspondência com a realidade". Lula voltou também a elogiar aos usineiros: "os empresários sabem que muitas vezes foram tratados com marginais, o governo tinha vergonha de discutir com eles. Os empresários agora estão crescendo muito e virando personalidades internacionais". Nunca "neste país" os escravagistas históricos e contemporâneos receberam tantos afagos e loas como agora. Por onde Joaquim Nabuco, que não ressuscita?

Por fim, o presidente Lula deu uma de Conselheiro Acácio caribenho, ao defender que os biocombustíveis não levarão à fome: "nossa inteligência só existe porque comemos". O homem estava inspiradíssimo na terra de Bob Marley e Pete Tosh. Esse reggae...