23 de outubro de 2007

Desgraças de Candango, o Paranóide

- Não te faz de besta. Eu sei que você está me enganando.

- Candango, por favor!

- Até dormindo você me trai. Adúltera!

- Candango!?

- Ainda mando grampear teu sono! Fica esperta!

FESTIVAL HUNTHER THOMPSON - 2

"Um jornalista americano foi acordado por um telefonema às quatro e meia da manhã. Era um amigo, ligando da área de Copacabana, onde ficam as boates.
"Vem para cá o mais rápido possível!", gritava a voz. "Traz sua câmera! O Exército está na rua com metralhadoras! Eles acabaram com o Domino e estão matando pessoas bem do lado de fora do bar".

O ataque ao Domino, executado por páraquedistas uniformizados usando graxa preta no rosto, foi um caso de pura e simples vingança. Há várias semanas, um sargento do Exército foi espancado até a morte por causa de uma discussão a respeito do valor de sua conta no Domino. Alguns dias depois, um capitão do Exército passou no clube para dizer que o Exército acertaria as contas. Ele foi severamente surrado pelo porteiro e por vários outros sujeitos. Uns dez dias se passaram sem incidente algum. E então o Exército veio acertar suas contas"

Quando o jornalista chegou, a rua tinha sido isolada com cordas nas duas extremidades por soldados com baionetas e metralhadoras. Vários corpos - alguns mortos, outros ainda vivos - estavam sendo colocados dentro de caminhões"

(idem)

FESTIVAL HUNTER THOMPSON,O INVENTOR DO "JORNALISMO GONZO"

"A polícia brasileira tem fama de ser extremamente tolerante e dizem que o Exército brasileiro é o mais estável e simpático à democracia em toda a América Latina. Mas, nas últimas semanas, a administração da "justiça" adquiriu uma nova cara no Brasil, e muitas pessoas começaram a perguntar para que examente existem o Exército e a polícia"

("Tiroteio no Brasil", fevereiro, 1963, texto republicado na coletânea "A Grande Caçada aos Tubarões")

Grandes frases avacalhadas

'JACUZZI!'

Émile Zola, escritor francês e contribuinte brasileiro,
em carta atacando o naturismo da Câmara dos Deputados

O leão está manso

O Conselho Editorial e a Assembléia dos Acionistas do SDT passaram o fim de semana discutindo a pertinência de tal divulgação. A conclusão - a que ambas as instâncias chegaram mediante processos que chamaram a atenção da Anistia Internacional - se baseou no inegável interesse jornalístico da matéria.

FESTIVAL NORMAN MAILER - 4

"Eu me vi,então, engajado na guerra não declarada entre os modos de percepção chamados jornalismo e ficção. Para ser exato, eu estava do lado da ficção. Julgava que a ficção podia nos levar mais perto da verdade que o jornalismo, o que não quer dizer que se devam inventar fatos quando se escreve um relato sobre gente de verdade".

"Eu me empenharia em apurar os fatos tão escrupulosamente quanto um repórter ( no mínimo!). A diferença estaria em outro lugar. O jornalismo supõe que a verdade sobre um evento pode ser encontrada mediante o uso de princípios que remontam a Descartes. Com efeito, a verdadeira premissa do jornalismo é a de que o melhor instrumento para avaliar a história é um gravador sem rosto e sem intelecto. Ao passo que o escritor de ficção está mais próximo do mundo em movimento de Einstein. Ali, a velocidade do observador é tão crucial para a avaliação quanto qualquer objeto observado"

(idem)

FESTIVAL NORMAN MAILER - 3

"O repórter se sustenta num poder impotente - sua voz, diretamente ou por intermédio da mesa do editor, atinge milhões de leitores: quanto mais leitores ele tem, menos pode dizer. É proibido por uma centena de censores, a maior parte dentro dele próprio, de comunicar noções que não sejam resignadamente simples, simples como o plástico é simples, o que vale dizer monótono. Em consequência disso, o repórter desenvolve um hábito que equivale a lacerar a carne : ele aprende a escrever aquilo em que não acredita de fato"

(idem)

FESTIVAL NORMAN MAILER - 2

"Daqui a alguns séculos, a inteligência moral de uma outra época talvez contemple com horror a história implantada nas pessoas do século XX por meio da imprensa. Uma corrosão do cérebro coletivo é uma das consequências. Outra é a deformação da consciência de qualquer líder cujas ações estejam constantemente nos jornais, pois ele foi obrigado a aprender a falar unicamente sob a forma de frases citáveis e autoprotetoras"

(idem)

FESTIVAL NORMAN MAILER - 1

"Nunca trabalhei como jornalista - e não gosto dessa profissão. É um modo promíscuo de ganhar a vida. Assim como um advogado não tem um amor à verdade que se compare aos interesses do seu cliente, um repórter não tem respeito algum pela nuance. O sentido de uma situação não é o que ele explora: na verdade, ele frequentemente evita a atmosfera, já que é difícil capturá-la num texto escrito às pressas"

("O Super-Homem vai ao Supermercado")

PROBLEMAS CONJUGAIS

— É aquele lance de orgasmo múltiplo de novo, né? Maldita hora que eu te presenteei com um livro da Marta Suplicy. Logo eu, que odeio a Argentina! Meu bem, já disse que vou me esforçar. E da última vez você não conseguiu, hein? Não teve um orgasmo múltiplo?
— Sem dúvida. Múltiplo de zero, Oswaldo. Mas também não se trata disso. É mais grave do que sexo.
— Mais grave do que sexo? Você sabe perfeitamente que metafísica eu não discuto.
— O caso, Oswaldo, é que a gente já tá casado há três anos e... Eu, quer dizer, ao longo desse tempo, eu, enfim, descobri...
— Fala logo!
— Oswaldo, você não sabe coçar.

(Mais, aqui)

"SORRISO MAROTO" : "OH,NO!"

Você olha para o céu cinzento, mira o Grande Nada e pergunta a si mesmo:
você seria capaz de sair de casa para ir ver um show de um grupo chamado Sorriso Maroto ? De novo: Sorriso Maroto. Outra vez : Sorriso Maroto.

A última de suas vísceras repete instintivamente o que Jaqueline Kennedy disse, horrorizada, quando viu os miolos do marido explodirem dentro daquele carro em Dallas : "Oh,no!"

Cadê

Alguém viu o meu tamanco por aí?

MANTENDO A FORMA

Esportista que sou, resolvi aproveitar o domingão de sol para dar uma volta, ou melhor, meia volta no Ibirapuera. Digo “meia volta” porque, tendo andado cerca de vinte minutos para chegar ao parque e, assim, batendo meu recorde de caminhada, tão-logo vejo seus portões, me preparo para dar meia-volta e retornar para casa com a sensação do dever cumprido.

(Mais, aqui)

ECCO HUMO

Há coisas que me deixam verdadeiramente indignado e a miséria humana é a segunda delas. A primeira, evidentemente, é o saldo da minha conta corrente. Quanto a este, no entanto, não há o que fazer. Então me dedico a realizações menos ásperas, como regenerar o ser humano e tornar a sociedade mais justa. O que me leva a crer que a primeira grande epifania de São Francisco foi obtida após a conferência do seu extrato bancário.

(Mais, aqui)

GRANDES CONSTATAÇÕES METAFÍSICAS

Deus é apenas o Diabo sem superego.

(Mais, aqui)

TPM

Se alguém já tentou argumentar com uma mulher de TPM, pode ter a exata dimensão da tolice que isso representa. Uma mulher de TPM joga por terra toda a dialética hegeliana com um simples esgar e, sorrindo sarcasticamente, desmonta uma por uma as categorias kantianas, além de um ou outro móvel que esteja ao alcance de sua mão.

(Mais, aqui)