11 de julho de 2007

Tamancada do dia - Versão Betacaroteno

Vai para a fotógrafa de celebridades que mandou a rainha Elizabeth tirar a coroa.

Demorou.

Três vivas para o passa-fora aplicado à lambe-lambe!

(Atualização: notícia furada, segundo a BBC e o Palácio de Buckingham...)

CONSELHO DO COMITÊ CENTRAL DO SOPA DE TAMANCO


Não perca tempo por aí. É tudo ilusão passageira - que a brisa primeira levou.

Dê uma olhada: somente no Sopa de Tamanco você encontra o melhor da Internet; as dicas mais certeiras; as tamancadas mais velozes. Nossas antenas estão ligadas no planeta. Nossos olhos e ouvidos trabalham por você dia e noite.

Nossos blogueiros são os gatilhos mais rápidos do Oeste.

Aceitamos doações de tíquetes-refeição.


A LEALDADE AO REI : A GRANDE VANTAGEM DA MONARQUIA



Do blogueiro Alexandre Soares Silva:

"DE JOELHOS, CÃO

A vantagem da monarquia é que ela é um exercício público de lealdade. Em filmes bobos é costume mostrar cada rei como um cretino afeminado comendo coxinhas de frango, mas mesmo se esse fosse o caso, não importa. O ponto da monarquia, ou pelo menos duma monarquia devidamente decorativa, é que não importam tanto os defeitos do rei. Como num casamento, a menos que ele tenha caído ao ponto da traição ele é o seu rei e você deve a sua lealdade a ele.
E a lealdade é algo bonito. Posso entender quem faz objeções práticas à monarquia, mas não quem não vê a beleza dessa simples lealdade ao rei.


Quando eu era adolescente também cometia a vulgaridade de achar que qualquer tipo de devoção entre duas pessoas do mesmo sexo é bichice: eu era o tipo de pessoa que acusa os outros de sonhar em “lamber as botas de X” sempre que se depara com a mais discreta admiração por qualquer figura de autoridade. E não tinha nenhuma vergonha do clichê, como todo mundo que usa clichês. Mas quem continua dizendo isso depois dos dezessete anos está seco e morto.*

Precisamos de alvos para a nossa capacidade de lealdade. Precisamos de exercício. Temos pessoas à nossa volta, e bichos, aos quais devemos lealdade, e falhamos até nisso – mas é bom ter uma oportunidade adicional e pública. Todos nós temos uma vasta capacidade de devoção e lealdade que não usamos para nada, e essa parte de nós pede sem parar pela volta da monarquia, mesmo que não tenhamos consciência disso e só percebamos em nós mesmos uma grande nostalgia de alguma coisa nobre e obscura e esquecida. Quanto a mim, sempre leio livros de história procurando no passado uma rainha (ser jovem, ser bonita ajuda) à qual possa dedicar a minha lealdade em retrospecto.


* Eu ia dizer que é idiota, mas a minha mãe pediu pra eu parar de chamar as pessoas de idiota."

(AQUI: http://soaressilva.wunderblogs.com/archives/2007_01.html)

"THE MURILO MENDES EXPERIENCE" : QUANDO CRUZAR COM UM PADRE NA RUA, DÊ A BÊNÇÃO



Do blogueiro fera Ruy Goiaba:



"The Murilo Mendes Experience

Ah, esqueci de contar: eu abençoei o papa. Quando a comitiva dele passou perto da senzala, lembrei que, segundo o Otto Lara Resende, o poeta Murilo Mendes fizera isso com um cardeal que depois viraria papa -não sei se o Pio 12- em frente à igreja da Candelária. Decidi repetir o gesto: afinal, é realmente feio esse pessoal sair por aí abençoando todo mundo e a gente não retribuir. Pensei em abençoar também as moças que visitam o puragoiaba, mas não sei se elas curtiriam genuflexões, aspersão de água benta, essas coisas. Além do mais, deve ser pecado, Deus me perdoe.
Mas a Murilo Mendes Experience continua. O próximo passo é abrir o guarda-chuva dentro de uma sala de concerto. A Sala São Paulo, com Neschling regendo a Osesp, parece o lugar mais propício. Vamos ver".

(Aqui: http://puragoiaba.apostos.com/)

Questões questionáveis

Setenta e oito mil documentos e onze horas e meia de fitas do governo Richard Nixon foram liberados ao grande público nesta quarta-feira. A coisa foi doada ao governo hoje, entre outros, pela biblioteca e museu Richard M. Nixon, num programa de transferência.

Os devotos do SOPA DE TAMANCO já não agüentam o samba-exaltação que cantamos sobre o apreço que os comedores de cheesburger têm pela informação.

Pergunta: que tipo de material será liberado, um dia, pela Biblioteca Luiz Inácio Lula da Silva?

A julgar pelo site da presidência, na sua parte infantil, devidamente analisada em edição do "Estadão", lá haverá samba-exaltação de sobra e História de menos.

Memorandos do tipo:
"Notas pra mudar o mundo - Fome Zero no Iraque"
"Livros que vão escrever pra mim; títulos possíveis - Como defecar dinheiro, Só é metalúrgico quem quer, Piadas que esqueci de contar pro Kofi Annan, O Corinthians como metafa brasileira.

e

Transcrições de fitas catalogadas como:
"Ligação da minha nega - opa, nega num pode"; "Vavá embora", "Sai daí, Zé"; "Aquela alemã"; "Trote no Chávez"; "Mandei o Palocci passear".

...

Retrato do Brasil-sil-sil

Hoje, no aeroporto de Congonhas, fazendo hora, fiquei olhando pro saguão de embarque. NINGUÉM segura um livro.

O que explica o sucesso de Lula e o Pan.

Sinto muito, mas...

... futebol é chato. Muito chato. Depois do primeiro gol do Brasil, ontem, de canela (um golaço, segundo os especialistas) dormi.

Gênio dos neurônios tortos

O que foi o Romário como comentarista de futebol no jogo Brasil x Uruguai?

Se Freud fosse vivo, sairia lá da Áustria pra estudar o jogador ególatra.

Tem cura?

Curioso...

Já reparam como Galvão Bueno repete sempre a informação mais imbecil duas vezes?

Das duas, uma: ou existe alguém controlando o narrador, que apenas repete, pelo ponto, o que lhe passam, ou ele está apenas se adeqüando ao nível geral dos que assistem a joguinhos do Brasil. As duas hipóteses não são boas...

SOPA DE TAMANCO JÁ VALE 29 TANCREDOS E 39 FIGUEIREDOS!



A política do Sopa de Tamanco é de transparência absoluta. Nada de ficar inventando números inflacionados para impressionar os incautos.

A notícia: o blog teve um milhão e duzentos e trinta mil acessos na última semana!

Acreditou? Pela expressão da platéia, não.

Ok. A gente confessa: era um exagero cabeludo. Estávamos apenas testando nossa própria capacidade de vender gato por lebre.

Não deu certo. Ainda bem.

Agora, a verdade: o contador de acessos indica que de 20 de junho para cá o número de visitas foi de 14.000 ( para ser exato: 13.947).

Obrigado, tamanqueiros!

É uma multidão incalculável para um blog recém-criado, solto no mundo, sem qualquer vinculação com os portais mais visitados. Dá uma média de 600 almas por dia. Há - literalmente - milhões de blogs disputando um minuto de atenção dos internautas. Cinquenta internautas aportando num blog já formam uma aglomeração respeitável.

Seiscentas visitas por dia: o sonho de todo blog pobre!

É só comparar: Tancredo Neves foi eleito presidente da República com 480 votos do Colégio Eleitoral. O general Figueiredo, com 355.

Ou seja: o Sopa de Tamanco já vale 29 Tancredos! E 39 Figueiredos !

O céu é o limite.




História, doce História


Que grandes brasileiros do nosso querido Brasil merecem virar pirulito? Em que sabor? O Lincoln aí de cima é de laranja.


"Aspas"

Outro dia, o co-sopeiro Geneton reclamava de gente que faz mímica do sinal de aspas para ter certeza de que o interlocutor está captando a ironia.

A Coordenadoria de Lingüística do SOPA DE TAMANCO examinou a matéria, concluindo que as aspas manuais derivam da ausência de aspas na palavra escrita no noticiário do nosso querido Brasil.

Aos fatos.

Para indicar que uma reforma partidária está em curso, e lamentando ao mesmo tempo a ausência de uma cláusula que exija a fidelidade estatal, o título que ora se lê na 'Folha' eletrônica:


Roberto Freire, presidente do PPS, deve sair candidato a vereador em SP

deveria ser grafado assim:

"Roberto Freire", "presidente" do "PPS", "deve" "sair" "candidato" a "vereador" em "SP"

No texto da "Folha", o nobre político assim justifica a possível transferência de casa eleitoral:

"A idéia é fortalecer o partido em São Paulo. Há o interesse do diretório do partido em São Paulo de me ter como candidato."

A frase deveria ser assim grafada:

- A "idéia" é "fortalecer" o "partido" em "São Paulo". Há o "interesse" do "diretório" do "partido" em "São Paulo" de "me" "ter" como "candidato".

Por um Brasil mais irônico: a chanchada é a nossa "mátria" "!"

Bem melhores do que as Condessas de Vinil

Os cadernos culturais estão levantando a bola de mais uma sub-banda de rock inglesa (a cada segunda surge uma), Arctic Monkeys. Mas um pós-adolescente tabaco-leso como eu (25 aninhos) não deve vacilar e deve ter uma excelente e autêntica discografia básica. O time de estrelas é este, o que de melhor existe de rock em todos os tempos. Procure os discos e não te arrependerás.

Trepitandant's
Skorpio
Matalanamão
Ivinho
Lee Jackson
Ligth Reflection
The Panthers
Mark Davis
Pholhas
Cristian
Tamarineira Village
Terry Winter
Morris Albert
Flaviola
Cães Mortos


Todos, sem exceção, bem melhores do que os Rolling Stones, as Condessas de Vinil do rock.

Papinha de Tamanco apresenta...



Trata-se de cena de um filme de esquetes. Mas poderia ser publicidade de companhia de seguros. Ou campanha para desestressar filhos de senadores.

Sua chance de ser publicado em inglês!

Estes caras aqui estão querendo fazer um livro contendo textos sobre qualquer coisa. Uma das seções é de resenhas. Sobre qualquer coisa.

Línqui.

Por um Brasil menos bovino e mais produtivo

Do G1:

'Começa distribuição de anticoncepcionais em terminais e metrôs'

Sugestão construtiva: distribuir também no Congresso e nos aeroportos, por razões diferentes, porém com o mesmo fim.

O BRASIL PRECISA DE UMA PROSA "CLARA E INSTRUÍDA" JÁ ! ( OU: POR QUE PAULO FRANCIS MERECE SER RELIDO)

.
Já avisei. Mas aperto a campainha de novo, para acordar os desavisados: o livro do ano, por enquanto, é um relançamento. Título do bicho: "O Afeto Que se Encerra", nova edição da quase autobiografia escrita por Paulo Francis em 1980.

Correi às livrarias, físicas ou virtuais, oh incréu! É tarefa urgente!

A maior contribuição de Paulo Francis ao jornalismo brasileiro não foram as tiradas politicamente incorretas, as pirraças, os ataques, os chiliques.

Era tudo ótimo.

Mas o "maior legado" de PF, como se diz na tribuna das câmaras de vereadores, foi ter dado uma grande contribuição para que se consolide no Brasil a tradição de uma "prosa clara e instruída".

Não é pouco, num país em que sempre houve confusão entre escrever bem e escrever difícil. Basta passar os olhos sobre os textos produzidos por nossos advogados: se esta república fosse realmente uma democracia, eles deveriam receber voz de prisão por agressões repetidas à comunicabilidade. Idem para noventa por cento dos autores de teses acadêmicas. Idem para críticos literários ilegíveis. Ia faltar espaço no Carandiru, se o presídio ainda existisse ( em tempo: a expressão "prosa clara e instruída" é da lavra de Francis).

A construção de uma "prosa clara e instruída" num país infestado de bacharelices é um trabalho lento, uma tarefa coletiva, um edifício que se ergue tilojo por tijolo, geração após geração.

Jovem jornalista, aliste-se no Exército dos Defensores do Texto Claro e Instruído.
Vista a farda. Estufe o peito. Bata continência para o general Francis ( e um punhado de outros).

A influência do texto de Francis sobre as novas gerações é cem por cento benéfica, portanto.

O que ele dizia sobre nossos jornais um dia pode deixar de ser verdade,
se os cultores da "prosa clara e instruída" se multiplicarem a cada geração:

"Nossa imprensa: empolada, previsível, chata. Como é chata, meu Deus".

Tomara que eu tenha citado certo.

Fiz minha boa ação do dia: recomendar "O Afeto Que se Encerra"; buzinar em favor da "prosa clara e instruída".

Já posso voltar a relinchar e a comer farelo.

( aqui, um texto de Ivan Lessa sobre os dez anos sem PF:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/02/070205_ivanlessa_tp.shtml)

PERGUNTA FEITA AOS CÉUS


Com todo respeito, Dom Eugênio Salles continua solto ?

Carta de amor de Riad para Debora Secco

Toda carta de amor é ridícula, um dos homônimos dos homônimos do poeta já disse. As inúteis confissões, no estilo dos melhores blogueiros cabotinos que infestam a webrother. Mas Debora Secco continua sendo um dos mais belos animais sobre a terra devastada de Santa Cruz. Merece todos os poços de petróleo, fraudados ou não, corrompidos ou não, da Árabia Saudita, do Iraque, da Venezuela, do Irã, da Somália Tropical. E para a bela Debora Secco, neste petromomento tão delicado, o consolo de um dos mais belos e diáfanos poemas de amor da língua portuguesa. É claro que só poderia ser do grande poeta paraibano Augusto dos Anjos.


SONHO DE AMOR (Augusto dos Anjos)


Sobre o aromal e amplo coxim de Flora,
Que os vapores da tarde inda incensavam
E que um incenso tênue e bom vapora,
Os namorados lânguidos sonhavam.


A alma do Ocaso entrava o céu agora
E havia pelas tênebras que entravam
Ora estrangulamentos surdos, ora
Ruídos de carnes que se estrangulavam.


E sonharam assim durante toda
A noite, e toda a alva manhã durante!
- O Sol jorrava largos raios longos


E em roda víride e nevado, em roda,
Lembrava o campo um colorido ondeante
De vidros verdes e cristais oblongos!

Da série "O 'Método' não é o que parece"

Do UOL:

'Pai da atriz Deborah Secco é preso por fraude'

Repertório imagético senatorial - O pirófilo

O senador Renan Calheiros se imagina ardendo numa pira.

Hmmm.

A fala tem até um eco de Tiradentes Redux: 'Vai ter de colocar uma forca lá fora, ou uma fogueira, e pegar o presidente do Senado, inocente, sem nenhuma prova contra ele, e colocar para arder, para queimar.'

Mas sobejamente 'dicidido', ele invoca o churrasquinho parlamentar para desenvolver a idéia do imolado - que nos amola - como se a Roma dele tivesse prestes a lamber qual balão junino. Ou qual um sabbath candango flagrado pela PF.

Diante de tal profusão de alusões embutidas, o SOPA DE TAMANCO pergunta: com que roupa o senador Renan Calheiros deveria ser queimado?

Uma toga virilis ou uma toga praetexta?

Sugestões construtivas - Game show para a TV Lula

Como se sabe, aquele grande país do Leste não se desenvolve por causa da baixa qualidade da programação televisiva.

O que o menestrel diria numa hora dessas?

Se Alagoas é um estado praticamente sem senador, o que é quase bom, pode vir a ser um estado praticamente sem médico, o que é quase piada.

Da Agência Estado:


Os médicos da rede de saúde pública de Alagoas, em greve há mais de 40 dias, decidiram pedir demissão coletiva na quinta-feira caso o governo do Estado decida cortar dos salários dos grevistas os dias não trabalhados. A crise entre o Governo do Estado e a categoria se acirrou hoje com a confirmação do corte de até 90% nos salários dos médicos que estão em greve. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas, Wellington Galvão, a categoria decidiu dar início à demissão coletiva, caso o governo não apresente uma contraproposta à reivindicação de reajuste salarial de 50% e não revogue a decisão de cortar os dias parados. O governo só aceita liberar um aumento salarial de no máximo 5%. "Diante da falta de sensibilidade do governo em resolver a questão, só nos resta cumprir o que foi estabelecido em assembléia e dar início às demissões coletivas, que deve ocorrer com o pedido de afastamento dos oito hematologistas do Hemocentro de Alagoas (Hemoal)", afirmou Galvão. "A partir daí outras especialidades deverão adotar a mesma medida, o que deve provocar o colapso total da saúde pública no Estado", avaliou.

VERDADE CIENTÍFICA


Cientificamente comprovado: a taxa de vaidade de jornalistas é, em média, noventa vezes superior à taxa de talento.

Há anos venho dizendo que não se deve levar esta raça cem por cento a sério.

Depois não diga que não avisei.

POR FAVOR, O VETERINÁRIO PODE ME ATENDER HOJE ?



Uma das mais repetidas ( e justificadas ) críticas que se fazem aos blogs é que eles, com frequência, tornaram-se palco para desfile de confissões inúteis sobre a vida pessoal de blogueiros. A vida pessoal de cada um ( com exceção da de Hermila Guedes, musa informal deste blog ) não deve interessar a ninguém ( por falar em HG: o que será que ela tem feito? Qual é o batom que ela usa? Quanto tirou na prova de matemática no ginásio? )

Mas, para não quebrar uma tradição entre os blogueiros, abro uma exceção: vou descrever cinco minutos da vida pessoal do abaixo assinado.

Querido diário: acordei. Relinchei três vezes. Vomitei sobre uma página de jornal que falava das maracutaias do Senado. Relinchei de novo. Comi um pouco de farelo. Confirmei por telefone a hora de minha consulta no veterinário. Acessei o Sopa de Tamanco.

É simples assim.

Como diria Jack Palance naquele programa da TV Manchete, acredite......
(faz pausa; olha para a câmera dois)....se quiser!


Senador paga meia entrada

O senador Renan Calheiros tem pautado, com sua fixação glútea pela cadeira da presidência, e até com criatividade, o noticiário político dos últimos dois meses. O que não se esperava é que, com a referência às "mãos sujas", o senador se tornasse, involuntariamente, animador cultural. É preciso reconhecer que Renan desafiou, também involuntariamente, os grupos teatrais de Brasília (existem?) a montar a peça escrita por Sartre em 1948: "As Mãos Sujas". Aquela que fala que fazer política é meter as mãos mais atrevidas na merda, no sangue, no lobby, no pasto, na graminha etc. Como Renan vai permanecer pregado na cadeira da presidência do Senado por muito tempo, dá tempo ensaiar e estrear a peça. Sucesso de público garantido. Por gratidão, senador paga meia entrada.

A saudade mata a gente, morena!

Bons tempos aqueles em que, com empáfia, reclamávamos de que o Brasil era administrado por analfabetos funcionais. E hoje o que dizer do país que é governado por analfabetos disfuncionais?

Programação visual do terror


Os terroristas de São Sebanistão de há muito precisam de uma repaginada. Não postam vídeos na internet, não divulgam áudios de comunicados, sequer têm um designer para lhes conferir uma programação visual.

Aqui vai uma página de "referência".

Hopper revisitado - Pobre Hopper


Sopa de Tamanco faz suco de iPhone

Grandes frases já avacalhadas

"Se quiserem a minha cadeira, vão ter de sujar as mãos."

Fabiana Spears e Felipe Rogério Andrade Silva, para Rômulo Arantes Neto

Departamento de recuperação de velhas palavras:"deforete"

Dizei uma só palavra e a alma do Senado será salva. Que palavra é essa? Deforete. Veja o que ela significa no Houaiss:
Deforete
substantivo de dois gêneros
1 Regionalismo: Pernambuco, Alagoas.
descanso na hora do trabalho; folga

Houaiss comete um pequeno equívoco. A expressão é usada com freqüência e apenas na Paraíba, por gente que come várias vezes por dia e entende de licitação. Se usa desta forma: "vamos ali tomar um deforete". Ou seja, cair fora do batente, ir passear. Para os mais afetados, pode significar "tomar uma fresca".
O que se precisa fazer no caso Renan? Simples, o deputado Clodovil, com a saúde já recuperada, convida Renan para tomar um deforete, ou seja, tomar uma fresca. Os senadores se aproveitam da situação e, nem precisam sujar ainda mais as mãos, não mais permitem Renan ocupar a cadeira de presidente do Senado. Quando a Imprensa perguntar por onde anda o senador Renan, se responde: ele foi com Clodovil tomar uma fresca, um deforete.
E a "aparente tranqüilidade" volta a reinar em todo o país.

Grandes frases já avacalhadas

"Pra me tirar daqui vocês vão ter de sujar os irmãos."

Malcolm e Donalbain Calheiros

Não se fazem mais tupamaros como antigamente

O melhor homem em campo, mais uma vez e sem dúvida, foi o juiz, o colombiano, que levou à final os eurochupetinhas contra o time de Perón. Fora de campo, foi Romário, que, entre mil besteiras na nova profissão de comentarista da TV Globo, ensinou a Arnaldo César Coelho o que é um pênalti. Se já não perdeu o novo emprego, vai ser divertido ouvir os comentários de Romário sobre as falhas claras de arbitragem de Arnaldo Cesar Coelho. Os uruguaios decepcionaram, parecia que Dunga era o treinador deles. E, contrariando a tradição, ameaçaram, no final da partida, ir para o pau e amarelaram (sem trocadilho). Não se fazem mais tupamaros como antigamente. O que esperar da Argentina? O que se deve esperar, sempre: as mulheres são lindíssimas e, diante delas, todo macho que se preze se torna uma chupetinha.