19 de setembro de 2007

Viver é aprender - Antropologia-força

Antropólogos do país dos comedores de cheesburger estão revoltados - e passando um abaixo-assinado contra a antropologia clandestina, a antropologia de ocupação e a antropologia traíra.

Posto que a classe é útil nos Iraques da vida.

Mas, meu branco, não é mais ou menos isso que os antropólogos mais ou menos sempre fizeram?

RETIRADA ESTRATÉGICA

.
Sei que alguns desinformados de pouca cultura militar acharão que minha retirada estratégica para a cozinha tratou-se, na realidade, de uma fuga. A essas pessoas que, a exemplo do gerente do meu banco, me dão pouco crédito, gostaria de dizer que estava apenas imitando o grande Pompeu, em sua retirada para o Egito. A única diferença é que o general romano primeiro foi a Alexandria e só então perdeu a cabeça, enquanto que eu perdi a cabeça e, com isso, corri desabalado para a cozinha. O que não quer dizer nada, pois todos sabem que a ordem dos fatores não altera o produto. E eu, mais do que todos, pois repeti três vezes a sexta série.
.
(Texto completo, aqui)

VIRGÍLIO AO VIVO DO CIRCUS MAXIMUS

.
— Agradecemos a participação de nossos repórteres, dando mais um show de cobertura nesse clássico que certamente entrará para a história. Fique ligado. Após a luta de gladiadores, traremos ao vivo todas as emoções de César x Pompeu. Quem ficará com a República? Quem será que dirá, ao final: “veni, video, vici”? Quer dizer, “veni, vidi, vicio”... “venio, vidi”... Bom, até lá. (em off, tirando o fone de ouvido) Eita língua complicada, não? Por Jove, juro que às vezes queria vê-la morta!
.
(Texto completo, aqui)

O seu bebê é gay?

Descubra aqui. Por apenas cerca de US$ 20.

POR QUE OS POBRES VOTAM EM LULA?

.
"Pobreza cai ao menor nível desde 1987 "
.
"Em 2006, a pobreza atingia 26,9% da população brasileira, o mais baixo índice desde 1987 (...) Em números absolutos, houve queda de 10,6% no contingente de pobres no país -- de 54,884 milhões de pessoas em 2005 para 49,043 milhões em 2006. Ou seja, em um ano, 5,841 milhões de brasileiros se afastaram da linha da pobreza".
.
(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u329659.shtml)

TV Tamanco - Abuso doméstico é extinto nos EUA


Domestic Abuse No Longer A Problem, Say Bruised Female Researchers

SOGRA

.
A verdade é que estava com ódio e este, como bem se sabe, nada tem de libidinoso. Caso contrário, pode-se presumir, seriam muito mais difundidas no mundo as relações sexuais entre genro e sogra.
.
(Texto completo, aqui)

MACHO ADULTO BRANCO SEMPRE NO COMANDO

.
Ficamos então cara a carapaça. Apenas quatro palmos nos separavam. Eu não mexia um músculo — não por firmeza de caráter ou coragem, mas porque, como bem explicou Freud, a histeria paralisa os membros do corpo.
.
O embate tinha todas as características de um duelo. E a barata, cruel, assobiava a musiquinha de “O Dólar Furado”.
.
— Tudo bem. Eu me rendo — tentei negociar, mostrando minha boa disposição para a paz e a harmonia entre as espécies, afinal éramos dois seres adultos e racionais.
.
(Texto completo, aqui)

AQUILINO RIBEIRO

AQUILINO RIBEIRO (I)

Os restos mortais do escritor português Aquilino Ribeiro (1885/1963) foram trasladados hoje (quarta, 19/09/07) para o Panteão de Santa Engrácia onde irá formar equipe com outros nove craques das letras, política e da fadista Amália Rodrigues. Aquilino é um escritor veramente interessante. Mais da metade de sua vasta obra (69 livros, sendo 17 romances), confesso, não percebo bulhufas. Faz-me lembrar alguns advogados baianos pelos termos estrambóticos utilizados. Vou dar um exemplo, recolhido de um pastiche escrito na blogosfera do professor Fernando Venâncio e republicado no Diário de Notícias. Como recomenda o DN, o texto deve ser lido em voz alta. Lá vai prosa:
«O VAGANAU – Quando, nesse dia, a grande zorata se escabajou, fachona e esampada, lastraram-se os macanjos, não os mais coitanaxes, mas os futres. As récegas, ainda mal forjicadas por uns chambris sem galilé, experluxaram todas murzangas e resulhas, debaixo do mesoneiro.
Perto, esbagoavam-se as caiporas no seu ousio brês e solerte, empanizando o mandril das chedas mais cainhas, enquanto o bom do garifalte, cada dia mais zambro e somítego, estroncava zarcamente o bajoujo.
Onde se entroncava a sancadilha, onde? Empanizava ela com os pegamaços ainda cóscororos, ou alapardava-se nos pelouzanos do galaroz? Malditas búseras, a que nem os piores malcatrefes refertavam. O jagodes choutou novamente as rópias de se já velho taró e engabelou-se no ralão do codeço.
Nunca mais see eslavoiram as lagóias. E desde esse dia a calhatroz esmoeu toda a sirga que matejara nos olharapos ladravazes da pandorga».

AQUILINO RIBEIRO (II)Além do mestre Aquilino Ribeiro e da cantora Amália Rodrigues, farão parte desse time quatro presidentes da República: Teófilo Braga, Sidônio Pais, Óscar Carmona e Manuel de Arriaga. Os escritores Almeida Garrett, João de Deus e Guerra Junqueiro. Aquilino ficará ao lado do marechal Humberto Delgado, assassinado pela ditadura salazarista. Para completar os onze da seleção dos notáveis só falta agora que o ex-jogador Eusébio bata as botas ou pendure definitivamente as chuteiras.

PERGUNTA FEITA AOS CÉUS

.
Os senadores continuam soltos ?

PERGUNTA INÚTIL, FORA DE ÉPOCA E DESIMPORTANTE

.
Pode existir na face da terra música mais chata do que Ne Me Quitte Pas ?

TV Tamanco e o Dia das Crianças

Saudade do jeca

Em Tóquio, uma novidade que ampliaria o Fome Zero, unindo-o ao Celibato Zero: o restaurante dos ricos zoófilos.

TAREFA DIÁRIA: CHAMAR DE CAFAJESTES OS CANALHAS DO SENADO

.
São quase onze e meia da manhã. Que ninguém se esqueça do dever cívico: pelo menos uma vez por dia, chamar de cafajestes os canalhas do Senado que protagonizaram aquela palhaçada na semana passada.

Canalhas ! Cafajestes !

O dia já pode começar.

No tucano dos outros

Tamancada às avessas para o procurador-geral, que revogou a cláusula mais pétrea da Constituição do nosso querido Brasil: a Lei do Menor Esforço.

TV Tamanco - Ventilando no vento

ENCURRALADO

.
O problema é que, desconhecendo os recentes avanços da entomologia bélica, não contava que a barata em questão fosse teleguiada. Coisa que só descobri quando ela continuou me perseguindo, sem trégua, até me encurralar entre a geladeira e o fogão. Com o que, acabei caindo sentado sobre a válvula do botijão de gás.
.
Evento este que, sem dúvida, provocou algum sofrimento mas, ao mesmo tempo, me levou a pensar sobre como, mesmo nas situações mais adversas, temos algo a aprender com a vida. Naquele instante, por exemplo, descobri como por encanto a exata etimologia da palavra “encurralar”.
.
(Texto completo, aqui)

CONSPIRAÇÃO

.
Não sou adepto de teorias conspiratórias. Aliás, como já cansei de dizer, acho-as ridículas. Não passam de uma grande armação da antiga KGB em conluio com o G-8 que, através de técnicas de comunicação ensinadas por extraterrestres de Alfa Centauro e alguma influência do chupa-cabra, tentam ludibriar o grande público.
.
(Texto completo, aqui)

AMORAOSSABER

.
— Te amo, Sophia!
— Ih, lá vem você de novo...
— Juro.
— Sei!
— Olha pra mim. Te quero mais que ninguém!
— Aff... Certo, eu acredito.
— Então, podemos conversar?
— Tá. Mas pelo menos tome um banho antes, sim, Sócrates?
.
(Texto completo, aqui)