27 de agosto de 2007

Antes que o socialismo triunfe



- É do senador, mamãe?

- Difícil dizer.

- Êêêêê!

- Uipi!

@

Minha porção diária de tamancadarice

Entre uma parte e outra do trabalho (diazinho pesado...), leio Montaigne. E já ali no começo a editora quer me empurrar Chauí, aquela.

Não faz sentido. Chauí, que não entende de Spinoza, só de Stálin, falando sobre Montaigne é um dos maiores crimes de lesa-intelectualidade que eu conheço.

Alguém que leia Montaigne jamais se permitira ser petista. Porque, entre os moralistas, coisa de honra é assunto sério. Nem STF se mete nisso, por reconhecimento da própria incapacidade.

Sigo aqui, lendo. E alegre-se, leitor escasso: este é, sobretudo, um blog de boa-fé.

AUTORES DE TELENOVELA

.
E digo que jamais se viu em toda a República alguém tão devotado a uma tarefa desprovida de qualquer sentido quanto eu. Exceção feita aos autores de novelas, claro.
.
(Mais, aqui: http://marconileal.blogspot.com/2007/02/redao-de-volta-das-frias.html)

TPM COMO FONTE RENOVÁVEL DE ENERGIA

.
Confio em nossos tenazes cientistas e torço para que nossos sábios pesquisadores consigam, talvez se utilizando de uma composto de estrogênio e Ponstan, estabilizar esta promissora, ainda que volúvel, torrente energética.
.
(Mais, aqui: http://marconileal.blogspot.com/2007/02/por-um-mundo-mais-limpo.html)

Tipos inesquecíveis

Do G1:

'Pai-de-santo e cabeleireiro são presos com cocaína em Cumbica'

'Segundo a polícia, o pai-de-santo alegou que, como há dois anos não faz clientes, decidiu mudar de ramo.'

Do SDT: o pai-de-santo passa à História como o primeiro 'cavalo' que virou 'mula'.

Homônimos que o Brasil consagrou - Tênis de mesa de câmbio

'O IMPORTANTE NÃO É COMPETIR; O IMPORTANTE É SACAR.'

Anita Leocádia Não Prestes

Flagrante antecipado do terceiro congresso petista


Tarsistas (de preto) e dirceuístas marcham unidos para o encontro.

Grandes expressões lulistas - 'Ou seja'

- Aristarco, eu preciso conversar com você. Estive pensando muito, muito, e...

- Ou seja?

- O que eu acho que eu quero é...

- Ou seja?

- Seu grosso! Me interrompendo toda hora! É assunto sério, Aristarco...

- Ou seja?

- Argh! Chega! Eu quero o divórcio! Divórcio!

- Ou seja?

- Ahn... Queridão... Você me convenceu... Boa-noite.

Grandes exemplos planaltinos - Viagra falado

- Não adianta, Bibinha. Hoje não rola. Desculpe. Não sei o que está acontecendo comigo... Nunca fraquejei 'assim'...

- Praxedes, olha só: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, durante o programa de rádio "Café com o Presidente", que só chegou à Presidência da República por não ter fraquejado. "Eu, quando conto meu exemplo, conto para levantar a auto-estima das pessoas", disse ele.

- Bibinha, boa-noite.

Foi o Rio...

Deu na Folha de São Paulo:
"Terceiro homem na hierarquia do jornalismo esportivo da Globo, João Pedro Paes Leme mantém projeto social que recebe dinheiro de ONG do técnico Bernardinho, da seleção brasileira de vôlei. Leme é chefe de redação dos programas esportivos da Globo. Bernardinho é seu objeto de trabalho".

Doutor Roberto nunca foi Chateaubriand, era outro estilo. Se doutor Roberto estivesse vivo não iria gostar.

Acabei de aprender...

... que os estóicos, aqueles, proibiam que seus sábios cultivassem a tristeza.

Alguém conhece uma igreja que pratique o estoicismo aqui em São Paulo?

JORNAIS

.
Eu ainda leio jornais. Afinal, na vida, todo mundo precisa de um pouco de ficção.
.
(Mais, aqui: http://marconileal.blogspot.com/2007/02/por-um-mundo-mais-limpo.html)

COOPER

.
Resolvi então me dedicar ao cooper que, como todos sabem, é uma atividade em tudo semelhante à dos americanos no Iraque: você sai por aí sem objetivo definido, leva um calor e só volta para casa depois de morto.
.
(Mais, aqui: http://marconileal.blogspot.com/2007/02/redao-de-volta-das-frias.html)

SUTILEZAS DA VIDA CONJUGAL

.
— Que foi? É um caroço, não é? Sabia! Eu sabia que ia ter um fim igual ao da minha avó!
— A tua avó morreu caolha?
— Não, mas… Caolha? Eu vou ficar caolha? Por que você disse “Ai, meu Deus”?
— Ué, porque sou ateu, mas vivemos num país católico e esse tipo de expressão acaba…
— Romualdo, por que você acha que eu vou ficar caolha? Fala logo!
— Eu não acho que você vai ficar caolha. Apenas perguntei se a tua avó tinha morrido caolha, porque até onde eu me lembro ela enxergava muito bem. Caso contrário, seria praticamente impossível que tirasse dinheiro da minha carteira com aquela maestria.
.
(Mais, aqui: http://culturando.com/?page_id=63)

De "Santiago" e outros mordomos

João Moreira Sales (é com um "l" só ou são dois "ll", à semelhança de Collor. Nunca sei) é um rapaz educado, um gentleman, culto e um bom documentarista. É também um sujeito bastante generoso. Deu até uma grana para um traficante carioca, gente da pior qualidade, pela qual foi condenado. Para recortar em outro contexto, um verso de Joaquim Cardozo, grande poeta pernambucano, talvez explique nossos sentimentos altruístas:"a beleza católica do rio". Ou, mais existencialista, "a bondade frágil" estigmatizada por Sartre. Ou, ainda, a culpa ibérica dos congregados marianos.

Considero João melhor cineasta do que Walter Moreira Salles, conhecido nas rodas cinematográficas como Walteza ou Waltinho. Walter tem uma obra bastante irregular, apesar de todo o esforço e financiamentos disponíveis. Basta lembrar um produto tipicamente Pelmex que fez sucesso: "Central do Brasil", uma pieguice sem o subcharme das velhas produções mexicanas. Já João Moreira Salles fez bons filmes, uma cinematografia mais ousada em busca de uma nova linguagem para esse gênero. Apesar disso, tem um documentário, que também fez sucesso, mas é um dos mais desonestos do cinema brasileiro: "Entreatos". O cineasta acompanhou, como se sabe, a campanha vitoriosa de Lula (do primeiro mandato). Teve acesso a todas as reuniões, inclusive algumas sigilosas, acompanhou de pertinho tudo o que acontecia em torno do então candidato Lula, com direito a carona nos jatinhos alugados ou cedidos para a turma do PT.

Em nenhum momento do documentário, a palavra "dinheiro", motor essencial de todas as campanhas com ou sem caixa dois, foi pronunciada por ninguém. Parecia aquelas antigas novelas da TV Globo, dos anos 70 e 80, onde ninguém trabalhava, todo mundo vivia no luxo e ninguém sabia de onde vinha o dinheiro para bancar a farra e a comida de qualidade na mesa dos personagens. Para não dizer que não se falou em dinheiro durante quase duas horas de documentário, registre-se que Lula se queixa do Papa João Paulo II, que, nos anos 80, teria dado uma grana alta para Walesa, enquanto, supõe-se (o filme não explicita), que teria negado uma verba para os metalúrgicos do ABC. É o único momento em que se fala do vil metal. O mensalão, revelado anos depois, se encarrega de contar a história que "Entreatos" se esqueceu de relatar : a origem do dinheiro, desse e de outros, espertamente usados.

"Santiago" deve ser um excelente filme, já incensado pela crítica, inclusive por blogs mais satíricos e iconoclastas como este. O próprio João Moreira Salles revelou que pretende fazer um outro documentário familiar, sobre a visita da mãe dele à China durante o conturbado período da Revolução Cultural, final dos anos 60. O cinema, que nasceu como um empreendimento doméstico,sem muitas pretensões comerciais, sempre retorna ao lar, doce lar, apesar das grandes imposições industriais, e talvez até por isso mesmo. As câmeras leves sempre estiveram nas mãos de amadores e diletantes. Outro exemplo, mais atual, da permanente relação indústria-casa, são as locadoras de DVD. O que são as locadoras senão cinematecas de subúrbios? Velhíssimos e novíssimos filmes à disposição do espectador, sem que ele se desloque, a não ser da poltrona à cozinha.


Como bom documentarista, João Moreira Salles faz o caminho de volta para casa. Primeiro, o mordomo. Segundo, a mãe. O ideal seria que ele chegasse, pela mesma rota, ao Unibanco, o banco da família, do qual ele é herdeiro. Um documentário sobre os fabulosos lucros do Unibanco, com taxas mirabolantes e os extorsivos juros de mercado, seria um filmaço. O espectador certamente gostaria de saber como se deu a contratação do ex-ministro Malan, hoje um alto executivo do Unibanco. Malan é o pai adotivo de Lula, autor de toda essa formulação macroeconômica que representa, na prática, muito mais riqueza para os ricos e alguma esmola para os excluídos das mordomias financistas e rentistas. Não vamos exigir de João Moreira Salles que, a exemplo do industrial de Pasolini em "Teorema", entregue o banco dele aos sem-terra e aos favelados cariocas. Mas que a história secreta dos lucros exorbitantes dos bancos brasileiros nas eras FHC e Lula daria um grande documentário, é claro que daria, um grande tema para um bom documentarista. E esse filme só João Moreira Salles tem credenciamento para fazê-lo. O título? Poderia ser qualquer um, mas que tal: "Jurei. Nem parece agiotagem". Vamos lá, João. Ninguém se perde no caminho da volta. O cinema brasileiro acredita em você.

RESPOSTAS SIMPLES PARA PERGUNTAS COMPLEXAS

.
— Vem cá, Carlão, como é que tu pode falar que a teoria do super-homem de Nietzsche guarda paralelo com a superação do “eu” no Bhagavad Gita? Nunca te vi lendo filosofia, rapá!
— Mas não é óbvio? Pelo jeitão, pô!
.
(Mais, aqui: http://marconileal.blogspot.com/2007/02/pelo-jeito.html)

PERGUNTA FEITA AOS CÉUS

.
Os mímicos continuam soltos ?

A CRÍTICA "DESTRUIDORA DE TALENTOS" : UMA ANOTAÇÃO

.
Do blog de Antonio Fernando Borges:

"A crítica literária (que hoje, praticamente, inexiste) costuma ser acusada de invejosa e destruidora de talentos. “Quem tem talento faz literatura, quem não tem faz crítica”, costumam dizer os ressentidos - quer dizer, os criticados.

Costuma-se também dizer que uma crítica “mais forte” pode destruir uma carreira, e até uma vida… Imagine o estrago que as palavras abaixo teriam produzido na vida de qualquer desses “coitadinhos” nossos contemporâneos.
Não foram proferidas por nenhum “invejoso” de plantão, mas pelo grande crítico
Sílvio Romero, sergipano de boa cepa. E, graças a Deus!, do outro lado do balcão, na “alça de mira”, estava ninguém menos do que Machado de Assis, que não “morreu” nem desistiu diante de palavras tão pouco… “airosas” - e quase todas proferidas enquanto Machado vivia e escrevia!

Com vocês, este confronto de titãs:

“Homenzinho sem crenças.”
“Lamuriento, burilador de frases banais.”
“O mais pernicioso enganador.”
“Sereia matreira.”
“Uma dessas criaturas infelizes, pouco ajudadas pela natureza.”
“Não tem, por circunstâncias da juventude, educação científica.”
“Teve bastante habilidade, bastante jeito, para não tomar partido no debate.”
“Quanto às idéias, não segue nenhuma, porque não as compreende.”
“Bolorento pastel literário.”
“Sem idéias, sem vistas, lantejoulado de pequeninas frases, ensebadas fitas para efeito.”
“Completamente chato, inteiramente nulo. O estilo é detestável (…), mudo ou completamente gago.”


Como diria meu sábio avô: “E ainda dizem que o mundo evolui!”


(aqui :http://www.antoniofernandoborges.com/)

COMEÇA A FUNCIONAR A CONEXÃO LISBOA DO SOPA DE TAMANCO ! DUDA GUENNES VOLTA A ATACAR

.
Numa tentativa desesperada de estancar a debandada em massa de leitores, o Sopa de Tamanco anuncia aos frequentadores habituais ou acidentais ( gente valorosa que, sentada diante de um terminal, exibe no rosto um ar grave e contrito para impressionar os chefes, mas passa o dia usando descaradamente o computador do trabalho para ficar navegando em blogues inúteis como este) :

a Conexão Lisboa do Sopa de Tamanco entra em atividade nos próximos dias!

Duda Guennes, jornalista brasileiro radicado há séculos em Lisboa, a ponto de ter sido colaborador do Pasquim na fase áurea do jornal, começará já,já, a entreter os frequentadores do Sopa de Tamanco com notícias de Portugal.

O Brasil só fala de Nova York, Paris e Londres.

O Sopa de Tamanco prefere Lisboa !

Em Portugal, como se sabe, vivia a única família real que teve coragem de fugir para o Brasil ! Nenhuma outra família de nenhum outro país do mundo jamais admitiria esta possibilidade, nem sob tortura! Mas a família real portuguesa veio, ó pá !

É hora de retribuir a visita! O Sopa de Tamanco desembarca em Lisboa para mandar, via Duda Guennes, notícias portuguesas aos tamanqueiros brasileiros.

O povo quer saber: qual é a última piada de brasileiro em Portugal ? A dramaturgia portuguesa resistiu à exibição de novelas com Lucélia Santos no elenco ? Que gíria brasileira emplacou no além-Mar ? O governo português, o Congresso, a Ordem dos Advogados, o Conselho Federal de Educação e o reitor da Universidade de Coimbra vão tomar alguma providência para impedir a entrada da Banda Calypso no país ?

Vocês não perdem por esperar.

PÍLULAS DE VIDA DO DOUTOR SILVEIRA - 2

.
Aquele colunista político, PhD em empáfia e suficiência, certamente, ao chegar à redação, deve ir logo perguntando :

- Já escovaram o meu trono ?

Joel Silveira

PÍLULAS DE VIDA DO DOUTOR SILVEIRA ( OU: A FERROADA DE GRACILIANO RAMOS : "JORNALISTAS VIVEM DE RECOLHER BOBAGENS DE GENTE SEM IMPORTÂNCIA"

.
Agressivo e duro, Graciliano Ramos negava-se a ver o lado bom do mundo, suas possíveis venturas e alegrias. Aos magníficos romances que escreveu, costumava chamar de livrecos. Certo dia, quando eu tentava lhe arrancar uma entrevista para o meu jornal, Graciliano me recebeu ríspido e,num tom de reprimenda, me disse que não sabia de "profissão mais idiota do que essa de vocês, jornalistas, que vivem de recolher bobagens de pessoas sem importância"

Joel Silveira

Constatação em frente ao espelho

Como tem idiota no mundo!

Lições para os rábulas do Ministério da Justiça

O traficante colombiano Abadía aconselhou às autoridades brasileiras a se livrarem da "batata quente", ele próprio, e extraditá-lo para os Estados Unidos. Curiosamente, os deserdados boxeadores cubanos também resolveram, por si próprios, a "batata quente", eles próprios, e aconselharam às autoridades da Polícia Federal e do Ministério da Justiça a repatriá-los para Cuba, segundo versões oficiais. Aos poucos, os estrangeiros personas non grata no paraíso tropical vão dando lições ao Ministério da Justiça e ao Itamaraty de como devem agir em momentos de crise que envolvem delicadas questões internacionais. O "olhar estrangeiro" das nossas instituições não poderia ser mais um disciplina curricular para os cursos formadores de novos rábulas barbudos e diplomatas sensíveis?

Recife, nova capital do Iraque

Do blog do Jamildo:
Os números oficiais de homicídios do último mês de julho foram divulgados dia 22. A Secretaria de Defesa Social anotou 346 homicídios (exatemente o mesmo número divulgado pelo PEBodycount já no dia 1º de agosto) em Pernambuco. No total, de janeiro a julho de 2007, são 2.769 pessoas assassinadas, segundo dados oficiais. Somando os 268 homicídios que contabilizamos em agosto chegamos à assustadora cifra de 3.037 homens, mulheres e crianças mortas no nosso estado.

Imaginem quando as tropas americanas desembarcarem em Pernambuco...

PEQUENAS ANALOGIAS QUE AMAMOS

.
O período de férias nos levou, a mim e ao meu espelho, a uma profunda reflexão. E, devo confessar, se o maldito móvel está acostumado a refletir, essa nova função foi algo dolorosa para mim. Como, de resto, tenho certeza, seria para o Olavo de Carvalho se ele tentasse algum dia.
.
(Mais, aqui: http://marconileal.blogspot.com/2007/02/redao-de-volta-das-frias.html)

CONCEITOS CIENTÍFICOS

.
— Muito bem, seu Aristides — diz o circunspecto professor de Biologia. — O senhor poderia me dizer algo sobre a classificação dos sapos?
— Sa-sapos? O sapo é... um anfíbio, professor — responde Aristides, suando bastante.
— Muito bem. De que ordem?
— Anura, professor.
— Perfeito. E a família? A que família ele pertence, seu Aristides?
— À família Bufo... Bufoni... Bufonidae, professor.
— Excelente, excelente. Agora me diga, para eu lavrar o seu 10 de uma vez: como sabemos que o sapo é um anfíbio, da ordem Anura, da família Bufonidae, seu Aristides?
— Ah, professor! Pelo jeitão dele, né?
.
(Mais, aqui: http://marconileal.blogspot.com/2007/02/pelo-jeito.html)

ENERGIA LIMPA

.
Acho louvável que os cientistas estejam à cata de produzir um tipo de energia que não polua o meio ambiente e não ameace a vida na Terra, ao contrário daquela gerada pelos combustíveis fósseis ou, pior, da energia sexual que gerou o George Bush.
.
(Mais, aqui: http://marconileal.blogspot.com/2007/02/por-um-mundo-mais-limpo.html)

GRAMÁTICA OU MORTE

.
— Tá notando alguma coisa estranha em mim?
— Você diz além das antenas e das escamas verdes?
— Sério. Eu tô meia zonza.
— Certo. Em que metade você tá zonza exatamente: a da direita ou a da esquerda?
— Eu à beira da morte e tu corrigindo o meu português, Romualdo? Ah, e não se preocupe que eu tô à beira da morte com crase, viu?
— Deixa eu ver.
— A crase? Olha aqui: a a beira da morte, a a
.
(Mais, aqui: http://culturando.com/?page_id=63)

DAS GRANDES QUESTÕES EXISTENCIAIS

.
— Entre o Reinaldo Azevedo e a Marilena Chauí, você fica com quem?
— Com o suicídio.

SISTEMAS

.
Os dois únicos sistemas que vi funcionarem plenamente até hoje foram o social-democrata escandinavo e o parassimpático.