24 de junho de 2007

Nome aos bois

Clássicos auriverdejantes - 'A hora dos ruminantes'

Em entrevista ao "Estadão", a Hillary Clinton de Murici afirma que "homem é muito besta".

Hmmm.

E que o Clinton de Murici saiu de peito aberto para se explicar, depois que a "Veja" entregou a primeira tamancada: "ninguém nunca foi para a tribuna fazer o que ele fez".

Hmmm:

1) O Clinton de Murici se defendeu na mesa da presidência daquele egrégia casa, não na tribuna. Citando o SOPA DE TAMANCO, ele colocou o cargo na frente dos bois.

2) O homem que votou no Clinton de Murici é a verdadeira besta.

CALMA, ESTÔMAGO VELHO DE GUERRA. PARE DE SE REVIRAR. VOCÊ NÃO VIU NADA AINDA.



Filosofada barata para embalar o sono :

O grande mal causado pelos apóstolos da Patrulha Politicamente Correta (PPC) é o seguinte: como virou pecado ferir as chamadas "susceptibilidades alheias", tudo passou a ser tolerado, tudo passou a ser nivelado por baixo. Tragédia.

Os fundamentalistas desta seita querem porque querem fazer o resto da humanidade acreditar que nada é ruim, nada é feio, nada é insolúvel, nada é insuportável. Todo mundo é igual. Todo mundo é talentoso. Todo mundo é gênio.

Acabo de sentir um leve tremor de terra. Colo o ouvido no chão, feito índio, para descobrir de onde vem o mini-abalo sísmico. Descubro. Vem dos lados do Cemitério São João Batista. Só pode ser Paulo Francis dando voltas no túmulo à simples menção da sigla PPC.

Se os cães de guarda da PPC conseguissem espalhar seus equívocos pelo planeta, a civilização regrediria três séculos. Mas não há perigo, porque, feitas as contas, tudo o que a patrulha consegue é arrancar risos entediados da platéia ou bocejos incontroláveis dos interlocutores.

O Sopa de Tamanco não quer perder tempo com estes apóstolos de uma idéia só. Em respeito aos preceitos da Mentalidade Politicamente Correta, o Sopa de Tamanco promete que não os chamará de idiotas.

Igualmente, o Sopa de se absterá de dizer que menininho de sandália cantando Asa Branca é insuportável ; tema da vitória de Ayrton Senna em ritmo fúnebre deveria ser proibido por lei; presidente da República fazendo apologia da ignorância é um escárnio ; jornalista que deixa suas crenças políticas contaminarem seus critérios editoriais deveria sair da redação algemado ; deficiente físico tentando praticar esportes que exigem habilidades acima de suas forças é constrangedor ; defensores de boas causas ecológicas são soporíferos ; mulher com peito turbinado de silicone é um atestado ambulante da ausência de neurônios ; celebridade que posa no quarto de dormir para revista que será folheada na sala de espera de dentista provoca náuseas.

A lista daria para encher tomos e tomos.

Mas o Sopa se absterá.

Calma, estômago velho de guerra. Pare de se revirar. Você não viu nada ainda.





Assim na terra como nos céus

Agora que os aeroportos voltaram à normalidade, será que podemos olhar o desfile dos "aviões" sem sermos perturbados por farofeiros de gravata, peruas histéricas e aeroviários descontrolados? Em nome dos simpatizantes da Força Aérea brasileira, Geraldo Vandré e Jorge Mautner, agradecemos à Aeronáutica a restituição do direito inalienável ao voyeurismo. Queremos também a volta da esquadrilha da fumaça.

COMO LEVAR R$ 2 MILHÕES PARA CASA, SEM FAZER ALARDE

O Senador Joaquim Roriz andou queimando os neurônios sobre a questão com o ex-presidente do Banco Regional de Brasília, Tarcísio Franklin, segundo grampo da Polícia Federal, anunciado pelo Jornal Nacional, fruto de investigação da Operação Aquarela. Tarcísio foi preso, mas já deixou o xilindró.
Se você passa pelo mesmo drama, recomendamos a leitura das dicas abaixo, que não têm nenhuma ligação com o fato citado, claro, mas apenas servem de guia para quem não quer se meter em confusão.

Primeiro - A grana tem de ser de alguma viúva.
Segundo - O cliente deve ter um mandato.
Terceiro - O banco precisa ser estatal.
Quarto - O gerente, um pau mandado de muitos anos.
Quinto - E ao contrário do samba de Noel, não pode ser conversa de telefone.

TV Tamanco - Gravidez desejada na máquina pública

Um poeta paraibano consola Mônica Veloso

Mônica Veloso, ao ser perguntada na edição de hoje da Folha de São Paulo, se havia amado o presidente do Senado. Resposta de Mônica - "Claro que sim. Amei, amei muito. Ele é um homem extremamente inteligente".

O que diria o poeta paraibano Augusto dos Anjos sobre o romance Mônica/Renan? Escutemos o poeta:


Idealismo

Falas de amor, e eu ouço tudo e calo!
O amor na humanidade é uma mentira.
É. E é por isso que na minha lira
De amores fúteis poucas vezes falo.

O amor! Quando virei por fim amá-lo?!
Quando, se o amor que a Humanidade inspira
É o amor de sibarita e da hetaíra
De Messalina e de Sardanapalo?!

Pois é mister que, para o amor sagrado,
o mundo fique imaterializado
-Alavanca desviada do seu fulcro -

E haja só amizade verdadeira
Duma caveira para outra caveira,
Do meu sepulcro para o teu sepulcro?!

CUIDADO! O CLUBE DOS PEZINHOS NAS POLTRONAS ESTENDE SEUS DOMÍNIOS



Faz duas semanas o Sopa de Tamanco publicou:

A participante de uma roda de conversa tira o sapato e põe os pés na poltrona, durante todo o programa. Meus botões me perguntam : "É para parecer livre e informal"? Troco de canal. Um entrevistador da TV a cabo também tira o sapato e exibe os pés no sofá. Meus botões me sussurram: "É para parecer moderno e relaxado?".Aperto o controle remoto. Uma diretora de teatro tira o sapato e põe o pé em cima da poltrona durante toda uma entrevista num talk show. Meus botões se agitam :"É para parecer esperta e inteligente?".(as cenas, reais, aconteceram em dias diferentes mas, em nome da dramaturgia, faço de conta que foram simultâneas. É o que os autores de livros de bolso policiais chamam de "efeito dramático"). Imagino que os integrantes do Clube dos Pezinhos nas Poltronas estão todos tentando enviar com os dez dedos uma mensagem clara e cristalina a nós, humanóides.Não consigo captá-la.Meus botões me aconselham :"Desista. Tire o sapato. Vá dormir".



Duas semanas depois, hoje, domingo, um jornal publica a foto posada de um entrevistado todo elegante, mas sem sapato.

Tento - de novo - decifrar o mensagem cifrada que os integrantes do Clube dos Pezinhos nas Poltronas estão tentando enviar a nós, terráqueos.

Falho na empreitada.

Mas descubro que a praga dos pezinhos saiu da TV para os jornais. Em breve, chegará à Internet. Invadirá os blogs, os sites, o mundo.

Repito para meus botões a senha que há de evitar a destruição do planeta:

"Klaatu barada nikto!".

Nossa Senhora do Perpétuo Espanto um dia nos atenderá.

PERGUNTA FEITA AOS CÉUS



Max de Castro continua solto ?

PÍLULAS DE VIDA DE DOUTOR SILVEIRA



- E você, o que tem feito ?
- O que sempre fiz. Continuo esperando. Não é possível que um dia Godot não apareça.



Joel Silveira, datilografado por GMN

A PAUSA QUE REFRESCA - TAMANQUEIRO SE RENDE À OBRA DE MINISTRO

Domingo é dia de perdão. Um tamanqueiro sabe a hora de reconhecer um currículo ministerial. Portanto, caio de joelhos aos pés do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e lhe suplico clemência pelas críticas, de toda a imprensa, ao seu comentário – agora, muito proveitoso, de que a crise nos aeroportos é sinal de crescimento do nosso amado país.
E aproveitando o clima dominical de “valeu, sogrão”, por que não perdoar também a tal ministra, seguindo a recomendação dela – agora, também bem proveitosa, indo direto ao ensaio completo de Marina Mantega, apresentando o novo modelo de uma afamada marca de carro que não é pro bico de nenhum tamanqueiro?