24 de junho de 2007

CUIDADO! O CLUBE DOS PEZINHOS NAS POLTRONAS ESTENDE SEUS DOMÍNIOS



Faz duas semanas o Sopa de Tamanco publicou:

A participante de uma roda de conversa tira o sapato e põe os pés na poltrona, durante todo o programa. Meus botões me perguntam : "É para parecer livre e informal"? Troco de canal. Um entrevistador da TV a cabo também tira o sapato e exibe os pés no sofá. Meus botões me sussurram: "É para parecer moderno e relaxado?".Aperto o controle remoto. Uma diretora de teatro tira o sapato e põe o pé em cima da poltrona durante toda uma entrevista num talk show. Meus botões se agitam :"É para parecer esperta e inteligente?".(as cenas, reais, aconteceram em dias diferentes mas, em nome da dramaturgia, faço de conta que foram simultâneas. É o que os autores de livros de bolso policiais chamam de "efeito dramático"). Imagino que os integrantes do Clube dos Pezinhos nas Poltronas estão todos tentando enviar com os dez dedos uma mensagem clara e cristalina a nós, humanóides.Não consigo captá-la.Meus botões me aconselham :"Desista. Tire o sapato. Vá dormir".



Duas semanas depois, hoje, domingo, um jornal publica a foto posada de um entrevistado todo elegante, mas sem sapato.

Tento - de novo - decifrar o mensagem cifrada que os integrantes do Clube dos Pezinhos nas Poltronas estão tentando enviar a nós, terráqueos.

Falho na empreitada.

Mas descubro que a praga dos pezinhos saiu da TV para os jornais. Em breve, chegará à Internet. Invadirá os blogs, os sites, o mundo.

Repito para meus botões a senha que há de evitar a destruição do planeta:

"Klaatu barada nikto!".

Nossa Senhora do Perpétuo Espanto um dia nos atenderá.