19 de setembro de 2007

AQUILINO RIBEIRO

AQUILINO RIBEIRO (I)

Os restos mortais do escritor português Aquilino Ribeiro (1885/1963) foram trasladados hoje (quarta, 19/09/07) para o Panteão de Santa Engrácia onde irá formar equipe com outros nove craques das letras, política e da fadista Amália Rodrigues. Aquilino é um escritor veramente interessante. Mais da metade de sua vasta obra (69 livros, sendo 17 romances), confesso, não percebo bulhufas. Faz-me lembrar alguns advogados baianos pelos termos estrambóticos utilizados. Vou dar um exemplo, recolhido de um pastiche escrito na blogosfera do professor Fernando Venâncio e republicado no Diário de Notícias. Como recomenda o DN, o texto deve ser lido em voz alta. Lá vai prosa:
«O VAGANAU – Quando, nesse dia, a grande zorata se escabajou, fachona e esampada, lastraram-se os macanjos, não os mais coitanaxes, mas os futres. As récegas, ainda mal forjicadas por uns chambris sem galilé, experluxaram todas murzangas e resulhas, debaixo do mesoneiro.
Perto, esbagoavam-se as caiporas no seu ousio brês e solerte, empanizando o mandril das chedas mais cainhas, enquanto o bom do garifalte, cada dia mais zambro e somítego, estroncava zarcamente o bajoujo.
Onde se entroncava a sancadilha, onde? Empanizava ela com os pegamaços ainda cóscororos, ou alapardava-se nos pelouzanos do galaroz? Malditas búseras, a que nem os piores malcatrefes refertavam. O jagodes choutou novamente as rópias de se já velho taró e engabelou-se no ralão do codeço.
Nunca mais see eslavoiram as lagóias. E desde esse dia a calhatroz esmoeu toda a sirga que matejara nos olharapos ladravazes da pandorga».

AQUILINO RIBEIRO (II)Além do mestre Aquilino Ribeiro e da cantora Amália Rodrigues, farão parte desse time quatro presidentes da República: Teófilo Braga, Sidônio Pais, Óscar Carmona e Manuel de Arriaga. Os escritores Almeida Garrett, João de Deus e Guerra Junqueiro. Aquilino ficará ao lado do marechal Humberto Delgado, assassinado pela ditadura salazarista. Para completar os onze da seleção dos notáveis só falta agora que o ex-jogador Eusébio bata as botas ou pendure definitivamente as chuteiras.