15 de junho de 2007

Plantón periódico

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, causou uma reviravolta diplomática ao despachar ontem um e-mail para o Conselho de Ética do Senado brasileiro em que manifesta solidariedade ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Depois de ter insultado o Congresso, afirmando que se trata de um papagaio dos Estados Unidos, em resposta ao apelo aprovado pelos senadores pedindo a reabertura da rede RCTV, Chávez surpreendeu os senadores brasileiros dando por escrito seu integral apoio a Renan. O caso do pagamento de pensão à jornalista Monica Veloso, que teve um filho com o senador brasileiro em relação extraconjugal, continua a dar cefaléias ao parlamentar alagoano.

Internauta contumaz, baixando com assiduidade episódios inéditos de "Lost", "Heroes" e "Paraíso Tropical", o presidente venezuelano afirma no texto que assistiu online à reportagem do "Jornal Nacional" que mostrou, na quinta-feira, a obscuridade das transações bovinas de Renan Calheiros em Alagoas. O SOPA DE TAMANCO teve acesso a uma cópia do e-mail. Nele, Chávez escreveu com todas as letras:

"Vaca ao carajo!"

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que o e-mail é muito importante, por mostrar o esforço do presidente venezuelano no sentido de se valer do portunhol para expressar a complexidade de seu pensamento bolivariano:

- Note que, em espanhol, o certo seria "al carajo". Creio que o presidente Chávez buscou, com o e-mail, se aproximar do Legislativo brasileiro, e para isso usou do portunhol com muita propriedade.