10 de julho de 2007

Departamento de novas gírias:"brodagem"

Brodagem. O que significa brodagem? Gíria pernambucana, corruptela de brother, camaradagem, solidariedade. O dramaturgo José Celso Martinez conheceu a palavra e já a incorporou aos seus delírios vocabulares. O blogueiro Valdir Leite (um dos melhores textos jornalísticos do país) já a inseriu nas suas críticas culturais. Uma expressão nova, semântica da utopia da nação-chanchada, negação radical da nação-chacina. Exemplos:
Estão faltando chupetas na concentração da seleção brasileira, alguém passa na farmácia e reabastece o estoque. Isso é brodagem.
Os operários da Vila Olímpica estão à míngua, desmaiando de fome, alguém vai na padaria e compra brioches para a turma continuar pegando no pesado, para o brilho dos congoleses. Isso é brodagem.
Luana Piovani machucou a mão e não tem condições de se depilar. Eu vou e a ajudo. Isso é brodagem.

A atualidade reconstituída da língua portuguesa é dever cívico de todo cidadão. Não podemos deixar o idioma apenas na boca suja dos traficantes cariocas e dos fardões mofados. Os pernambucanos, nossos brothers, já estão fazendo a brodagem deles com o vernáculo.