15 de julho de 2007

A poesia concreta dos cariocas

Da última fornada da internet:
Uma informação publicada no site da Presidência da República, segundo a qual o Executivo controla o Judiciário, incomodou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Na página intitulada “Presidência para Crianças”, há uma espécie de dicionário explicando termos como cidadania, hino e símbolos nacionais. Mas foi o item Três Poderes que causou polêmica.
“O presidente escolhe os membros do Supremo Tribunal Federal e, assim, controla o Judiciário”, afirma o texto, para concluir: “Mas é o Legislativo quem aprova ou não os escolhidos. O Judiciário julga a aplicação das leis e pode suspender uma execução. Com isso, freia o Legislativo e o Executivo”.

Controlar o Judiciário, até que não é difícil. Mas como controlar os pardos ibge que lotaram o Maracanã? Esses cariocas -- quando não estão espancando domésticas e prostitutas em pontos de ônibus, quando não estão retocando o nariz no Complexo do Alemão, quando não estão fraudando a eleição do Cristo, quando não estão exaltando a beleza do complexo vulvo-vaginal e seu doce balanço a caminho do mar -- estão exercitando, em mi maior, a concretitude do vivavaia (São gêmeos: Augusto e Haroldo de Campos?).