Quando foi flagrado inventando declarações chorosas supostamente feitas pela viúva de um soldado britânico morto na Guerra das Malvinas, o editor de um tablóide sensacionalista inglês respondeu algo na linha: "Ok,a gente não ouviu a viúva. Mas, se a gente tivesse conseguido ouvir a viúva, vocês acham que ela diria o quê ? Exatamente o que a gente publicou : "ele era um ótimo pai, vai fazer falta". Além de tudo, se a gente não publicasse, quem publicaria, já que ela não falou com ninguém? Cumprimos nossa missão: a de manter o leitor bem informado!".
O código de ética do Sopa de Tamanco permite propaganda em causa própria, desde que não envolva autopropinas em dinheiro vivo.
Assim, o locutor que vos fala pede licença para anunciar que, nas próximas semanas, chega às livrarias o "DOSSIÊ HISTÓRIA", pela Editora Globo.
O livro traz a íntegra de entrevistas gravadas com personagens e testemunhas de fatos que mudaram a história: o capítulo mais extenso é uma expedição pela trilha dos terroristas do 11 de Setembro em Hamburgo,na Alemanha. Como é que um estudante de Arquitetura, recrutado pela Al Qaeda na Alemanha, se tornou o líder dos terroristas suicidas que usaram aviões de passageiros como mísseis nos Estados Unidos? Também : o relato do palestino que ouviu os segredos de Bin Laden numa caverna no Afeganistão ; o depoimento do agente que tentou mas não conseguiu salvar os atletas israelenses no atentado nas Olimpíadas de Munique; a história do filho de um carrasco nazista que até hoje faz campanha contra o pai, enforcado no Tribunal de Nuremberg.
Entrevistas completas. Cenas de bastidores. Sem cortes.
A grande maioria dos títulos que chegam às livrarias não ganha um mísero registro na imprensa.
Como diria o editor do tablóide britânico, o Sopa de Tamanco publica logo a notícia sobre o DOSSIÊ HISTÓRIA pelo seguinte motivo: se a gente não publicasse, quem publicaria ? Cumprimos nossa missão: a de manter o leitor bem informado!