8 de novembro de 2007

PRÍNCIPE DOS IMPOSTORES

Ele criou uma espécie de escola, ou seita, à qual se devem os primeiros progressos da matemática, de acordo com Aristóteles. Atribui-se a ele, por exemplo, famoso teorema que ensinam às crianças — ou costumavam ensinar...

Não deixou obra escrita; reservava os resultados de suas indagações aos iniciados. Figura ainda hoje misteriosa, permanece envolto em lendas; é quase um segredo. Mas aparece com destaque na "Escola de Atenas", de Rafael, rodeado por discípulos talentosos.

Entre suas conquistas, contam-se a descoberta de que a harmonia musical é determinada por proporções matemáticas e a noção de que fenômenos físicos podem ser entendidos à luz do cálculo. Tinha, por assim dizer, uma devoção religiosa pelos números — princípio de todas as coisas, elemento primordial da realidade. Isso não impediu que seus discípulos descobrissem a incomensurabilidade da diagonal do quadrado com o lado deste mesmo quadrado — escândalo para quem pretendia explicar o Todo com números inteiros, mas avanço para a ciência. Além de matemático, geômetra. Ia dos pontos às linhas; destas passava aos planos; daí aos sólidos. Para ele, tudo era número: 1, 2, 3, 4.

Não bastasse isso, sustentou que a Terra era uma esfera, falou do movimento harmônico dos planetas e da vida humana nesse concerto. De quebra, a tradição inaugurada por ele é berço da medicina científica.

Sim, estamos diante de Pitágoras, o da soma dos quadrados dos catetos. Um gigante na história das idéias.

Não para Heráclito, que o teria chamado de "príncipe dos impostores". Esse não foi a único golpe desferido, mas bastou para que fosse aberta a contagem.

O prezado leitor quer um pouco de história da filosofia? Deseja acompanhar a peleja? Então se prepare: calce as luvas de boxe. Porque assistir à luta é o mesmo que participar dela.

Até o próximo round!