17 de junho de 2007

AO MEIO-DIA, LEVAREI TUA ALMA

O demônio do meio-dia surge pontualmente no placar do contador de homicídios do site www.pebodycount.com.br É exatamente na balada das 12 horas que o contador atualiza o número de mortes violentas ocorridas em Pernambuco, um dos líderes no ranking da nossa guerra civil. No final de semana anterior, o site registrou 54 homicídios no Estado. Apenas num final de semana, repita-se. Do dia primeiro de maio, quando o site começou a contagem macabra, até este domingo, antes do meio-dia, 499 pessoas já foram assassinadas em Pernambuco.

O site é uma criação de quatro jovens jornalistas pernambucanos --- Carlos Eduardo dos Santos, João Valadares, Rodrigo Carvalho e Eduardo Machado --- que aprenderam cedo uma das grandes lições do jornalismo: desconfiem sempre das versões oficiais, as autoridades cultivam o hábito da mentira. Na apresentação do site, eles deixaram claro que o contador de homicídios nasceu da inquietação. Em resumo:
"O PEbodycount surge para transformar a perplexidade passiva, de um Estado de vidas abreviadas à bala, em sentimento de que é possível construir saídas coletivas. Acreditamos que não basta indignação. Os caminhos existem e descobri-los é uma missão difícil. Mas possível. A necessidade de utilizar o nome em inglês num Estado culturalmente tão forte se impõe ao fato de que o site une-se ao Riobodycount e Iraqbodycount, locais onde os mortos já começaram a ser contabilizados e divulgados diariamente na internet".

O site já incomoda a Volante do governo de Pernambuco. Recentemente, a Secretaria de Defesa Social contestou a contagem de homicídios do PEbodycount.
Num acesso de humor negro, a Volante oficial chegou a afirmar que um dos assassinados não morreu de bala, mas sim atropelado. O site estava certíssimo. A família e o atestado de óbito confirmaram que o rapaz foi vítima de arma de fogo. A cabeça de um dos humoristas oficiais foi cortada pelo governo

É possível que a arte de manipulação dos números de mortes violentas continue. Governo foi feito para mentir, enrolar a população. Mas, sempre ao meio-dia, como num filme de Zé Caixão, o site www.pebodycount.com.br levará a alma dos mitômanos do governo de Pernambuco.