23 de outubro de 2007

FESTIVAL HUNTHER THOMPSON - 2

"Um jornalista americano foi acordado por um telefonema às quatro e meia da manhã. Era um amigo, ligando da área de Copacabana, onde ficam as boates.
"Vem para cá o mais rápido possível!", gritava a voz. "Traz sua câmera! O Exército está na rua com metralhadoras! Eles acabaram com o Domino e estão matando pessoas bem do lado de fora do bar".

O ataque ao Domino, executado por páraquedistas uniformizados usando graxa preta no rosto, foi um caso de pura e simples vingança. Há várias semanas, um sargento do Exército foi espancado até a morte por causa de uma discussão a respeito do valor de sua conta no Domino. Alguns dias depois, um capitão do Exército passou no clube para dizer que o Exército acertaria as contas. Ele foi severamente surrado pelo porteiro e por vários outros sujeitos. Uns dez dias se passaram sem incidente algum. E então o Exército veio acertar suas contas"

Quando o jornalista chegou, a rua tinha sido isolada com cordas nas duas extremidades por soldados com baionetas e metralhadoras. Vários corpos - alguns mortos, outros ainda vivos - estavam sendo colocados dentro de caminhões"

(idem)