6 de agosto de 2007

O importante não é competir, é deportar

Os boxeadores cubanos nem tiveram tempo de se cansar. A operação deportação foi eficiente, rápida, coisa de profissional. Mas a pauta ainda está valendo. A Imprensa investigativa (existe?) poderia seguir a pista de algumas perguntas que permanecem em aberto. Quais?
1) Qual foi o nome da operação de prisão dos cubanos feita pela Polícia Federal? Operação Cohiba, Neocondor, Comandante, Cuba Libre, Cauê, Larry, Havana Club, Los Hermanos, qual?
2) Os agentes cubanos que permaneceram no Brasil participaram, com informações e negociações, da busca e prisão dos boxeadores?
3) O Governo brasileiro vai acompanhar a promessa feita por Fidel Castro de que os boxeadores não seriam presos quando chegassem à ilha?
4) Os empresários alemães não deveriam ser entrevistados? O que eles têm a dizer sobre o caso dos boxeadores?
5) Getúlio Vargas entregou Olga Benário e outros alemães comunistas ao regime de Hitler, o Governo Lula deportou os cubanos refugiados para o regime de Fidel. A história de ceder à pressão das ditaduras estrangeiras se repete?
6) Qual terá sido a manchete do Granma na volta dos boxeadores?
Basta seguir algumas e outra perguntas, e os leitores terão, como se dizia nas aulas de jornalismo, uma bela reportagem.