24 de julho de 2007

Passo a palavra

Rafa,

Gostaria muito de estar errado, mas o clima de incompetência e descaso geral é avassalador. Parece que respondendo ao desafio do Stanislaw - ou instaura-se a moralidade, ou nos locupletemos todos -, nos locupletamos com gosto e sem o menor pudor. Um exemplinho?

Um ano atrás, voltava eu da ilha de Itamaracá em Pernambuco, quando o ônibus parou na frente de um presídio. As mulheres dos internos entraram no ônibus e duas delas se sentaram na minha frente:

- Fulana,- uma questionava a outra abismada- como é que você consegue ter 3 bolsas de auxílio?
- Ah, Sicrana, como você é boba… Pra quem você pediu as suas bolsas?
- Pro município.
- Viu? Aí é que você errou. Você precisa pedir uma bolsa para cada um dos governos. Uma pro município, uma pro estado e outra pro federal.
- Ah… por quê?
- Por quê? Ora, porque, assim, eles não têm como dizer que o governo está te dando muita grana. E o seu marido? Quando foi preso, ele estava trabalhando?
- Não.
- Deu mole, Sicrana. Como o meu estava trabalhando, eu ainda recebo o salário dele.
- Pôxa, você deve estar tirando um bom dinheiro.
- É, com mais o vale gás que eu ganho por conta das crianças, dá até pra viver direitinho.

O restante você lê aqui.